Dicas de segurança para gamers

Security-tips-for-gamersNos últimos anos, a popularidade das plataformas de MMORPG e dos jogos de Internet definitivamente cresceu muitos entre os cibercriminosos, que descobriram neles um excelente meio para ganhar dinheiro ilegalmente. Na atualidade, a Kaspersky Lab tem registrado mais de 4,6 milhões de peças de malware dirigidas às plataformas de jogos.

Você já pensou por que tantos de nós perdemos o controle e ignoramos as regras de segurança durante os jogos, embora estejamos atentos na nossa vida cotidiana? Esse comportamento pode parecer estranho, mas há uma resposta científica.

“Nosso comportamento muda quando entra no estado ‘jogador’. Os jogos de computador possuem um efeito direto sobre nosso sistema emocional e cognitivo. Devido a isto, apesar de reagirmos de forma muito diferente em cada jogo, todos eles influenciam na nossa experiência e no nosso comportamento na vida real”, explica Frank Schwab, professor de psicologia na Universidade de Würzburg, Alemanha.

“Os jogadores habituais tendem a ter dificuldades de ‘desligar’ as sensações de onipotência própria do universo dos videogames quando se enfrentam com situações da vida real. Isso pode levar a que os jogadores venham a ter um comportamento online arriscado”, acrescenta o professor.

Nesse sentido, muito gamers optam por desabilitar suas soluções de segurança para que elas não interfiram no andamento dos seus jogos. Esta decisão é uma das principais causas de infecção dos computadores dos jogadores online.

Os hackers frequentemente usam fóruns clandestinos para vender acesso a contas de jogos da vítima. Quantas horas um usuário gasta para desenvolver um personagem de algum jogo, mais atrativa se torna a conta deste usuário para os hackers. Pode parecer excêntrico, mas um personagem de alto nível de um MMORPG pode custar até 10 mil dólares.

Além disso, é muito fácil perder o seu personagem para os cibercriminosos. Por exemplo, o download de um protetor de tela pode ser motivo suficiente para que as suas credenciais sejam roubadas. No entanto, não é nada simples recuperar uma conta sequestrada. Pode passar dias e inclusive semanas antes de que você consiga recuperar o acesso ao seu perfil. Se você conseguir recuperar sua conta, seu personagem provavelmente estará “nu” e todos os seus itens foram perdidos para sempre.

Além disso, há um outro boato: os cartões de crédito ligados às contas dos usuários. E-mails que seduzem os jogadores cada vez que ocorre algum acontecimento importante do mundo do gaming (por exemplo, as promoções durante o Natal), às vezes, de fato, são campanhas de phishing que buscam roubar seus dados bancários e outras informações valiosas.

O ataque a Sony Pictures continua sendo um escândalo e não foi a primeira grande falha por parte da Sony (você se lembra que em 2011 toda a rede entrou em coma por alguns meses?). Então, se as corporações grandes são atingidas por estes incidentes, o que ocorre com os usuários comuns?

Há três pilares básicos para fortalecer a segurança no momento que você joga online (em geral, são iguais aos da segurança do PC):

  1. Cuidado com as campanhas de phishing e jogadores desconhecidos. Verifique duas vezes o site que você é redirecionado através do link no e-mail recebido e a extensão de um arquivo que você pretende abrir.
  2. Use senhas fortes e únicas. Muitas contas foram hackeadas no ano passado, devido ao fraco gerenciamento das senhas. Como alternativa, você pode utilizar um gerenciador de senhas.
  3. Não desabilite o seu antivírus durante a jogatina! Procure instalar uma boa solução de segurança que conte com a opção modo de jogos.

Agradeço ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa matéria.

Fonte: Kaspersky blog

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: