Golpe utiliza “tela azul da morte”como isca para golpes

adwords_golpeA empresa de segurança Malwarebytes divulgou nos últimos dias um golpe curioso: criminosos compraram anúncios do Google AdWords – veiculados na página de pesquisa do próprio Google – para levar internautas a páginas contendo uma “tela azul da morte” falsa. A página orienta os usuários a discar um número, supostamente de suporte técnico da Microsoft, para obter ajuda.

O anúncio aparecia na pesquisa do Google ao procurar por termos comuns, como “youtube”. Contatado pela Malwarebytes, o Google removeu imediatamente os anúncios fraudulentos.

A fraude é uma variação do “golpe do suporte técnico”, uma modalidade que ainda parece não ter chegado ao Brasil. O consumidor disca o número informado no anúncio (ou recebe uma ligação) e o golpista se identifica como um técnico de suporte especializado, muitas vezes usando nomes de empresas como a Microsoft.

O golpista então convence a vítima a deixar que ele acesse seu computador para efetuar um diagnóstico. Em seguida, ele abre diversas ferramentas de diagnóstico do Windows, que registram todos os pequenos erros que acontecem cotidianamente na operação do computador, e diz à vítima que o computador está com sérios problemas que precisam ser solucionados. Nesse momento, é feita uma cobrança pelo “serviço”.

Em alguns casos, o falso “técnico” pode até instalar vírus no computador da vítima.

Ações já foram tomadas pelas autoridades norte-americanas para coibir esse tipo de fraude, mas elas continuam ocorrendo. Especula-se que as ligações são feitas por operadores de call centers na Índia.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: G1

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: