Microsoft desaconselha uso do CCleaner

ccleanerSão várias os aplicativos “milagrosos” que prometem ajudar os usuários a ter um sistema sempre limpo e com a melhor performance possível. Uma dessas ferramentas é o CCleaner que é considerado um dos melhores na limpeza do registo do Windows e também na remoção de “lixo” do sistema.

Mas, segundo a Microsoft, este aplicativo até pode causar erros no sistema.

Durante uma sessão para resolução de problemas transmitida no Channel9, Gov Maharaj um dos engenheiros de software mais importantes da Microsoft teve uma reação inesperada quando encontra o CCleaner instalado em uma máquina.

Em meias palavras o Engenheiro da Microsoft disse quase tudo relativamente a este software. Mas a questão é, afinal porque esta reação negativa?
Bem, de acordo com a Microsoft este tipo de software pode proceder a modificações no registo resultando em erros graves do sistema. Por isso a Microsoft desaconselha o uso do CCleaner no Windows e outros softwares similares.

Opinião do seu micro seguro: a Microsoft apresenta restrições em relação à tarefa de manutenção do registro oferecida pelo CCleaner, mas não diz nada relacionado aos demais recursos oferecidos pelo software, como a limpeza de arquivos temporários e de pontos de restauração antigos que muitas vezes ocupam um espaço enorme no HD.
Particularmente eu não utilizo o recurso de manutenção do registro disponível no CCleaner, mas diariamente utilizo suas outras funções, e até hoje jamais tive qualquer problema no sistema relacionado ao uso desse popular aplicativo.

Agradecemos ao Paulo Sollo, colaborador e amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: pplware

5 Responses to Microsoft desaconselha uso do CCleaner

  1. Augusto says:

    Risos, só a Microsoft mesmo… Se tem um software que eu uso faz tempo e aliás cheguei a conclusão recentemente que o único software que irei usar no meu novo WIndows 10 é o Ccleaner Free, apenas ele justamente por ser confiável. Não usarei mais os produtos gratuitos da Wise como o Wise Registry cleaner ou o Wise Disk Cleaner justamente por começarem a vir recheados com PUP e percebi que os gratuitos estão ficando meio estranhos mesmo baixados diretamente do site oficial inclusive clicando no link certo onde não baixa os PUP, mas com eles parei, já com o CCleaner uso e recomendo…..

  2. José Couto says:

    Uso esse programa há anos e não tive qualquer problema nomeadamente os mencionados por esse engenheiro de software da Microsoft. Bom seria ter apresentado alternativas ao lixo que acumulamos diariamente com destaque para as chaves de registo inúteis.

    José Couto

  3. Sergio says:

    Continuarei a utilizá-lo normalmente em minha máquina,inclusive removendo chaves de registro inválidas. Pois nunca tive problema algum com o mesmo, muitos anos e anos de uso.

  4. Alvaro Tolda Lima says:

    Todas as funções do CCleaner o Windows 7 ultimate que eu uso também executa porém com segurança incluindo limpeza do disco, limpeza de arquivos em geral , desfragmentador do disco , remoção dos pontos de restauração que cada um ocupa mais de um Giga , etc . Tem gente que já perdeu o sistema operacional usando esses programas da internete .

  5. Para ter uma ideia da neura: esses dias, soube de uma mulher com câncer de mama que teria tomado remédios desaconselhados por médicos e laboratórios, num ato de desespero. Alguns dias depois, após a USG de rotina, adivinha: a mulher não apresentava sequer vestígios do tumor.

    O mesmo digo para os diagnósticos e conselhos da Microsoft.

%d blogueiros gostam disto: