Boleto falso do IPTU é usado como isca para enganar usuários

bol_impressUm golpe descoberto pela Kaspersky Labs tenta enganar moradores da cidade de São Paulo com um falso boleto para pagar o IPTU (Imposto Predial e Território Urbano).

Funciona mais ou menos assim: os golpistas criaram uma página muito parecida com a original para gerar a segunda do boleto. Após a vítima digitar alguns dados, um sistema vai gerar um título falso para pagamento, que levará o dinheiro direto para a conta dos cibercriminosos.

A título de comparação, o site original é: www3.prefeitura.sp.gov.br/iptusimp. O falso (imagem abaixo) era 2viaiptu.com.br.bol_acessoA tática não é necessariamente nova. Em 2013, segundo a Kasperksy, houve uma disseminação de trojans que alteravam os dados do boleto, no momento que eles eram gerados.

Para evitar cair nesse golpe, a Kaspersky sugere que você: repare no boleto (os do golpe, como esses abaixo, não têm informações pessoais detalhadas, como seu endereço completo) e procure acessar links de sites oficiais (os golpistas, geralmente, pagam links patrocinados para aproveitar pegar quem busca pelo serviço).

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Gizmodo

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: