Antivírus totalmente gratuitos não existem mais

segurançaOs antivírus gratuitos já não são mais como antes, pois as empresas agora estão agregando serviços diferenciados como adware, spyware, barras de ferramentas e outros recursos rentáveis. O anúncio, na verdade, acaba sendo apenas um atrativo para puxar os usuários para produtos pagos.

Veja alguns exemplos de como as empresas estão tentando atrair esses assinantes:

Mudando a sua ferramenta de busca

As empresas de antivírus tentam fazer a alteração do motor de buscas dos usuários para um de sua própria escolha. Com isso, a pessoa acaba monetizando a companhia clicando em anúncios ou apenas pelo fato de usar o buscador. Elas também conseguem mudar a sua página inicial, direcionando o tráfego para sites cheios de publicidade.

Instalando a barra de ferramentas Ask

A maioria dos usuários já se deparou com as famosas e irritantes barras de buscas e ferramentas do Ask, que às vezes são camufladas com outros nomes

Programas adicionais

As marcas também aproveitam para instalar programas adicionais automaticamente durante a instalação do antivírus. Quem nunca se irritou com aqueles programas que oferecem descontos e promoções que quase nunca existem?

Rastreio

As empresas conseguem rastrear os hábitos de navegação do usuário, além de outros detalhes pessoais. Provavelmente, essas informações são vendidas para terceiros com o intuito de continuar monetizando.

Conheça alguns dos antivírus que acabam instalando outros serviços no seu computador:

Comodo Free

O Comodo tenta mudar o motor de busca do usuário para o Yahoo! e ainda tenta incluir o software de suporte técnico pago GeekBuddy. Além disso, ele pode alterar configurações do servidor DNS do seu computador e instalar um navegador chamado “Chromodo”.

Ad-Aware Free

Este software da Lavasoft empurra para o usuário um programa de “proteção web”, definindo o SecureSearch como página inicial e motor de busca do seu navegador. Na verdade, ele é criado com base no Yahoo!, ou seja, o buscador é como se fosse um Bing camuflado.

Avira Free Antivirus

Assim como os exemplos ja citados, o Avira incentiva o usuário a instalar a barra de buscas Avira SafeSearch Plus, que também é apenas um novo nome para o Ask.

ZoneAlarm Free Antivirus + Firewall

Este antivírus instala uma barra de buscas chamada ZoneAlarm Search, além de uma barra de ferramentas que, mais uma vez, é uma versão rebatizada do Ask.

Panda Free Antivirus

O Panda tenta fazer a instalação de uma barra de ferramentas de segurança no seu navegador e altera o motor de busca para o Yahoo!.

avast! Free

O Avast é um programa que tenta instalar softwares adicionais sem que o usuário queira, inclusive programas conhecidos como o Dropbox.

AVG Free

O AVG conta com diversos utilitários que não são bem-vindos, como a sua barra de ferramentas de segurança, o AVG Rewards e o AVG Web TuneUp, por exemplo.

Malware Bytes Anti-Malware Free

O MalwareBytes não tenta instalar nada no seu computador, mas a versão gratuita não oferece proteção em tempo real, oferecendo apenas uma ferramenta para verificações manuais que detecta muitos dos adwares instalados por outros programas. Tudo isso, claro, sempre encorajando o usuário a pagar pela versão completa. Recomenda-se o uso com outro antivírus.

Agradecemos ao Paulo Sollo, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa matéria.

Fonte: Canaltech

3 Responses to Antivírus totalmente gratuitos não existem mais

  1. Rafael A. says:

    Bom dia Victor e à todos os amigos,

    Na verdade temos estes lados publicitários, mas também não podemos deixar de mencionar, o fator de que versões free estão sendo realizados a cada ano de forma mais simples, anteriormente tínhamos versões grátis com vários recursos, daí as empresas ampliaram os números de opções nas variantes assertivas, é Pro, Suíte, Premier, Mega, Ultra, Total e etc, o que hoje em dia o seu software livre conta com o básico do básico, inclusive atraso na atualização diária do banco de dados, enquanto nos pagos ocorre dentre uma a duas horas atualizações ao longo do dia, os gratuitos estão recebendo somente uma atualização que daí é aquela do final de encerramento, ”recebe o pacote do dia”.

    Bom domingo à todos.

    • Victor Hugo says:

      Rafael,
      Muito obrigado pelo seu comentário e considerações em relação ao tema desse post em destaque hoje aqui no seu micro seguro.

      Agradecemos a sua participação!

  2. José Pinheiro says:

    Caro Victor,

    Excelente, este post! É por isso que eu acho que a Microsoft deveria investir mais no desenvolvimento do seu antivírus. Afinal, o Windows é muito caro e a empresa vende outros programas, como o Office, etc. O que você acha?

    Até breve.

%d blogueiros gostam disto: