Malwares para Macs têm aumento expressivo em 2015

malware_osxÉ fato que os usuários dos Macs têm estado mais protegidos nos últimos anos que os utilizadores dos PCs. Contudo, uma nova pesquisa realizada pela empresa Bit9 + Carbon Black, divulgada recentemente no site Business Insider, não traz boas notícias para os usuários dos computadores da Apple.

Segundo o relatório, foram registados no ano atual 950 malwares para Macs.

É curioso, mas o relatório deixa claro que a incidência dos ataques este ano têm sido maior do que o que foi registado nos 5 anos anteriores juntos.

Durante 10 semanas a equipe analisou mais de 1400 amostras de malware exclusivos para OS X e revelou um aumento brutal nos ataques de malware em 2015.

De acordo com a pesquisa, somando os ataques nos anos de 2010 a 2014, foram encontrados 180 tipos diferentes de vírus para o sistema operacional da Apple. Mas só em 2015, já foram encontrados quase 950. Isto é algo impactante!

Mas quais os motivos deste aumento de ataques?

Há dois grandes motivos para o aumento destes ataques, segundo caracteriza a investigação Bit9 + Carbon Black: a popularização da marca e a maior presença de Macs no segmento empresarial. Ou seja, há mais pessoas utilizando os equipamentos da Apple tanto no ambiente corporativo como também doméstico.

“Este aumento do malware no Mac OS X aparece depois de vários anos de um rápido ganho de parcela de mercado por parte do OS X, com uma percentagem de 16,4% do mercado em favor do OS X, incluindo a expansão e desenvolvimento empresarial. Isto representa um crescimento de ataques na plataforma de dados sensíveis, já que 45% das empresas agora oferecem Macs como opção aos seus funcionários.”

(Refere o relatório)

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: pplware

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: