É bom desligar o seu roteador quando não estiver em sua casa

roteador_hardwareEstamos em pleno 2015 e parece que muita gente ainda leva segurança online na brincadeira. Gente, este é um assunto importante. Deixar sua Wi-Fi ligada 24 horas por dia, 7 dias por semana é uma ostentação cibernética que pode acabar em tragédia.

Isso porquê ao deixar a sua internet ligada você também mantém exposta a sua conexão: “ah, mas a minha Wi-Fi tem senha”, muitos irão dizer. Ao que eu respondo: qual senha? 0123456789? Geralmente, a resposta é positiva seguida do “como você sabe?”; e quando é negativa eu ouço algo do tipo: “ah nem sei a minha senha foi dada pela marca de roteador que comprei…”

De acordo com um recente estudo feito pela Avast Software, a grande maioria dos brasileiros possui senhas de acesso ao roteador que podem ser facilmente quebradas por um hacker. Algumas, como a de cima citada, são as que os hackers tentam de imediato. Basta um CtrlC/CtrlV para quebrá-la e acessar todos os dados do usuário. Outras, como o endereço da rua, data de aniversário também são bem fáceis de serem descobertas. E, ao deixar a sua internet ligada 24/7, além de gastar energia extra, ainda dá ao criminoso tempo suficiente para invadir seu roteador e preparar ataques não só a você, mas a outros computadores, como os que serão conectados ao seu roteador no futuro.

Foi assim que um grupo de hackers conhecido como Lizard Squad invadiu os servidores do Xbox e do PlayStation no Natal passado: através de roteadores domésticos. Portanto, se você acha que só instalar um antivírus em seu PC resolverá a sua vida, então é melhor começar a mudar de ideia, pois os riscos a sua segurança são a cada dia bem reais e nem um pouco virtuais.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa matéria.

Fonte: Avast blog

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: