Atualização do Windows 10 provoca erro na criptografia BitLocker

windows 10A atualização de novembro do Windows 10, como sempre, trouxe novas funções, mas também não veio sem sua boa cota de problemas. E em meio a melhorias de performance e a chegada de extensões para o navegador Edge, usuários do sistema de criptografia BitLocker, da própria Microsoft, se viram impossibilitado de ativar a proteção após a instalação do update.

O problema parece estar relacionado a novas implementações do sistema de segurança, que utiliza criptografia para proteger partições do HD contra acessos não-autorizados. Seja em instalações limpas do sistema operacional ou na primeira ativação para quem ainda não usava a proteção, o que se observa são mensagens de erro relacionadas a parâmetros incorretos do sistema.

De acordo com os relatos de usuários, aqueles que já possuem o sistema de proteção habilitado não encontram problemas em acessar os arquivos protegidos e a segurança continua habilitada normalmente. Caso ela seja desativada, não é mais possível restabelecer o sistema, por isso, a indicação para quem utiliza o BitLocker é que não mexa em nada até que a Microsoft apresente uma solução. Outros usuários apontam que as falhas estariam relacionadas a hardwares específicos e, sendo assim, podem acontecer com uma parte dos utilizadores do Windows 10, enquanto outros podem simplesmente não serem afetados.

Essa ideia, inclusive, torna a correção da falha ainda mais complexa. Uma atualização que resolva o problema não tem previsão de ser lançada. A empresa ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas a expectativa é que novas atualizações para corrigir especificamente essa falha sejam liberadas nos próximos dias. Até lá, os usuários ficam sem poder contar com um dos sistemas de segurança mais usados do Windows.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Canaltech

5 Responses to Atualização do Windows 10 provoca erro na criptografia BitLocker

  1. João says:

    Boa noite Victor. Rapaz eu andei formatando meu not com windows 7 home e agora não estou mais conseguindo instalar as atualizações do sistema. O sistema somente baixou 25 atualizações e junto esta o SP1. Se eu peço pra procurar mais atualizações ele fica procurando eternamente sem parar e sem encontrar nada. Antes de eu formatar eu já havia solicitado o windows 10 e já tinha o icone ao lado do relogio. Agora não sei o que fazer o not esta funcionando mas esta desatualizado. Tem como voce me dar uma idéia de como resolver isto Victor?
    Obrigado
    João

    • Victor Hugo says:

      João,
      Muito provavelmente um erro durante a instalação do Windows 7 deve ter gerado esse problema que você nos relata.
      No seu lugar eu partiria para uma nova formatação e instalação do Windows 7, preferencialmente uma versão ISO do Windows 7 com o SP1 já incorporado.

      Obrigado pela sua participação!

    • Felippe says:

      eu tenho um netbook home premium com o mesmo problema fica eternamente buscando atualizacao e nao sai disso acho que a solucao é formatacao mesmo

  2. José Pinheiro says:

    Caro Victor,

    Concordo com o Sérgio. É por isto que eu estou esperando que ele fique mais estável. Só então, farei a atualização.

    Até breve.

  3. Sergio says:

    É impressionante como esse Windows 10 é sempre “bugado”. Não adianta sair novas atualizações, que sempre terá um novo problema. A impressão que fica, é de que esse novo Windows, se encontra constantemente em fase beta.

%d blogueiros gostam disto: