WhatsApp: novo golpe utiliza emoticons extras como isca

whatsapp_golpe

O WhatsApp se transformou em um novo meio para que criminosos pudessem disseminar links maliciosos aos usuários. De acordo com a empresa de segurança Kaspersly Lab, desta vez, os cibercriminosos utilizam uma oferta de emojis extra no teclado do mensageiro para chamar a atenção dos usuários.

A mensagem, que está em português, está se espalhando pelo aplicativo desde o fim de semana. Com ela, um link que obriga a instalação de um programa antes da realização do download do suposto pacote de emojis adicionais.

Conforme a Kaspersky Lab, um recado anuncia novos emoticons animados no WhatsApp, seguido por um link. Assim, ao acessar, o usuário precisa encaminhar a mensagem para três grupos de amigos ou dez contatos. Com isso, mais pessoas recebem a oferta falsa de emoticons.

Após, uma mensagem mostra que o navegador de internet do aparelho precisa de uma atualização. Mesmo que o pedido seja negado, mensagens recorrentes aparecem para que o download seja feito. Assim que foi realizado, o usuário percebe que o aplicativo UC Browser foi instalado no smartphone. Este tipo de golpe recebe o nome scareware, de acordo com a Kaspersky.

Vale notar que esta não é a primeira vez que cibercriminosos utilizam o WhatsApp para disseminar links mal-intencionados. Outros golpes já usaram marcas famosas, como as das lojas Zara e a H&M. Através de tais links os criminosos virtuais tinham como propósito roubar dados pessoais e financeiros.

Para se protegerem, os usuários precisam ficar atentos aos links desconhecidos, principalmente aqueles que oferecem algo muito chamativo. Um antivírus no celular também é indicado.

Agradecemos ao Davi e ao Paulo Sollo, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Oficina da Net 

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: