MacKeeper sofre ataque e seus usuários são expostos

mckeeper

O MacKeeper é uma suíte de aplicativos que inclui um antivírus e promete melhorar o desempenho do Mac. No entanto, ele é criticado por usar anúncios enganosos do tipo “seu Mac está infectado”, e por deixar o computador mais lento.

Agora, os responsáveis pelo MacKeeper confirmam que uma falha de segurança expôs dados de 13 milhões de clientes. E quem descobriu a brecha nem usava Mac!

O pesquisador de segurança Chris Vickery explica ao Krebs on Security como encontrou 21 GB de dados de usuários do MacKeeper: ele estava navegando pelo Shodan, um motor de busca que indexa praticamente tudo que se conecta à internet, e procurou por servidores abertos a conexões externas.

Vickery encontrou quatro endereços de internet e descobriu que todos eram da Kromtech, empresa que faz o MacKeeper. Após ser avisada, ela fechou o acesso público aos dados e agradeceu ao pesquisador, dizendo que “corrigiu esta falha horas após a descoberta”.

As informações vazadas incluíam nome real, nome de usuário, endereço IP e hashes de senha – onde foi encontrado outro problema de segurança.

Como explica a Forbes, as senhas geralmente são protegidas quando um algoritmo as transforma em uma sequência embaralhada de letras e números (hashes). Se for fácil entender como esse algoritmo funciona, é possível descobrir as senhas.

Aparentemente, o MacKeeper estava usando o algoritmo MD5, que é conhecido por ser fraco: há ferramentas que descobrem senhas simples (como “123456” ou “password”) em questão de segundos. A Kromtech diz que passará a usar o algoritmo SHA512, mais robusto, e também vai resetar as senhas atuais.

Agradecemos ao Davi e ao Domingos, colaboradores amigos do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Gizmodo

One Response to MacKeeper sofre ataque e seus usuários são expostos

  1. Augusto says:

    Por vias de dúvida eu já troquei minha senha lá na Kromtech. Uso o Mackeeper 2.0 em meu mac a mais de 3 anos e nunca me deu problemas pelo contrário deixou meu mac liso e rodando perfeitamente sempre com as faxinas que faço com ele.

%d blogueiros gostam disto: