Windows 8: termina hoje o suporte a atualizações de segurança

Windows8A partir desta hoje, 12/1, a Microsoft vai parar de oferecer patches de segurança para o sistema lançado há cerca de três anos.

Para continuar em dia com a segurança do seu sistema operacional, os usuários terão de fazer o upgrade para o Windows 8.1 ou para o Windows 10, lançado em julho de 2015.

Como o ZDNet destaca, o Windows 8 é uma exceção na típica política de suporte da Microsoft, que fornece 10 anos de soluções de segurança a partir da data de lançamento do software.

Isso porque a Microsoft considera o Windows 8.1 (um update significativo lançado um ano depois do Windows 8) como um service pack, em vez de um sistema operacional completamente novo. A empresa de Redmond garante apenas dois anos de patches de segurança para quem não atualiza para o service pack mais recente.

Realmente, o Windows 8.1 é uma grande melhoria sobre o Windows 8, resolvendo muitos dos problemas da versão inicial. Parece mais substancial do que um service pack, mas não deve trazer nenhum problema de compatibilidade a partir do Windows 8, por isso fica difícil pensar em alguma boa razão para os usuários finais não atualizarem. Além disso, também é possível fazer o upgrade gratuito para o Windows 10 até o meio do ano.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: IDG Now!

6 Responses to Windows 8: termina hoje o suporte a atualizações de segurança

  1. José pinheiro says:

    Caro amigo Victor,

    Muito obrigado pela resposta. Continuo a acompanhar as notícias do blog, que eu considero excelente no que diz respeito a informações sobre segurança de PCs. Parabéns a toda a equipe do blog.

    Até breve.

    • Victor Hugo says:

      José Pinheiro,
      Muito obrigado pelas suas palavras e por fazer parte da família de usuários do seu micro seguro.

      Abraço!

  2. Sergio says:

    O Windows 8 foi um fracasso realmente, porém o pior de todos os fracassos da microsoft, foi sem dúvida alguma, o Windows Millenium, que foi lançado logo após o Windows 98, no ano 2000.

    • Victor Hugo says:

      Sérgio,
      Ótima a sua observação. O chamado Windows ME era um sistema repleto de erros do tipo “tela azul da morte” que eram bem frequentes.

      Obrigado pela sua participação!

  3. José pinheiro says:

    Caro amigo Victor,

    Parece que o Windows 10 melhorou significativamente após estas últimas atualizações. Muitos amigos que fizeram o upgrade não tiveram problemas. Contudo, tenho algumas dúvidas: 1- ainda posso voltar para o W7 Professional, caso haja problemas, no prazo de 30 dias? 2-durante o processo de atualização/instaqação, a Microsoft fornece a chave para o W10 ou vale a chave do W7 (S.O antigo)? 3-Para fazer uma instalação do w10 devo buscar no site da Microsoft a imagem ISO do mesmo? Por favor, se puder me esclarecer, fico bastante grato.

    Até breve.

    • Victor Hugo says:

      Caro José Pinheiro,
      Sim, no prazo de 30 dias você pode voltar ao seu sistema operacional anterior, ou seja, Windows 7 Professional.
      Durante o processo de instalação (upgrade) do Windows 7 para o Windows 10 é gerada uma nova chave de instalação. Essa chave pode vir a ser utilizada em uma futura instalação do sistema operacional Windows 10 caso o mesmo PC venha a ser formatado.
      Você poderá baixar a imagem de instalação do Windows 10 neste endereço:

      https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10ISO

      Abraço!

%d blogueiros gostam disto: