Descoberto backdoor para Linux

backdoor_linuxFoi descoberto um backdoor multifuncional para Linux que pode assumir o controle dos computadores rodando neste sistema operacional.

A empresa de segurança informática Dr Web descobriu um backdoor multifuncional para Linux que pode assumir o controle do computador e executar comandos. Os pesquisadores explicaram que este malware (software malicioso), chamado Linux.BackDoor.Xunpes.1, contamina o computador em duas fases.

Na primeira, um dropper (um programa malicioso que instala outros malwares) escrito em Free Pascal, se encarrega de entrar no sistema operacional e baixá-lo, e o segundo e principal componente do ataque, um malware backdoor.

Uma vez dentro do computador, o software malicioso não se limita a roubar informações do usuário mas, de acordo com Dr.Web, permite que os hackers no controle do computador executem mais de 40 ações diferentes, como fazer screenshots, gravar as teclas digitadas, baixar arquivos e excluir pastas. Todos os comandos são enviados através de um servidor C&C (Comando e Controle) e permitem que os atacantes permaneçam anônimos.

“Linux.BackDoor.Xunpes.1” não é o primeiro malware que apareceu no Linux; anteriormente, já foram encontrados exemplos como o “Linux.Ekocms.1” ou o “Linux.Rekoobe”, somados aos sequestradores de dados “Linux.Encoder” e o botnet (rede de computadores contaminados) “DDoS XOR”. Bitdefender já está trabalhando para combater estes malwares que ameaçam a segurança de um sistema operacional pouco acostumado com esse tipo de ataque.

Agradecemos ao Paulo Sollo, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: CCM

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: