Conteúdo predominante da Deep Web é criminoso

deep-webO Tor é uma ferramenta neutra. É um serviço que promete navegação anônima e privada pela internet e acesso a sites que não seriam acessíveis de quaisquer outras forma (a Deep Web). Ele é mantido por organizações legítimas que defendem seu papel democrático de superar a vigilância e permitir liberdade de expressão em ambientes opressores. No entanto, ele é usado para o crime, mesmo.

É a conclusão tirada de um artigo de dois pesquisadores da King’s College em Londres. Os resultados do estudo concluem que o uso mais comum dos sites nos serviços ocultos do Tor são criminais, “incluindo drogas, transações e pornografia envolvendo violência, crianças e animais”, explicam Daniel Moore e Thomas Rid.

Durante um período de 5 semanas, a dupla analisou os serviços da rede Tor, encontrando 5.205 sites ativos, entre os quais 2.723 puderam ter seu conteúdo classificado. Destas páginas, 1.547 hospedavam conteúdo ilegal, totalizando cerca de 57%.

Para fazer os testes, os pesquisadores usaram um script web crawler, que funciona de forma parecida com o indexador do Google. O script entrava em sites ocultos conhecidos e encontrava outros links para sites da deep web; em seguida, o conteúdo destas páginas era analisado e classificado em categorias por um algoritmo.

Os pesquisadores reconhecem, no entanto, que podem existir muito mais sites que não foram encontrados por não estarem indexados nas páginas de referência da Deep Web. No entanto, o objetivo deles foi exatamente esse: descobrir o conteúdo que é mais facilmente acessível para uma pessoa comum na rede oculta. Neste caso, a maioria do material é criminoso.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: G1

5 Responses to Conteúdo predominante da Deep Web é criminoso

  1. Cardoso says:

    Os usuários ficam entre dois opostos:
    De um lado as grandes empresas de comunicação que querem monopolizar os meios de informação.E não apenas isso,mas saber e manipular a vontade das pessoas.
    Do outro lado a enxurrada de propagandas que não deixa ninguém em paz na rede.Fica tudo insuportável,sem falar que essa postura “também serve ao crime”,só que legitimado como na política.(vide Brasil).
    Então,dos males o menor!!Entra quem quer e procura o que quer.Pelo menos fica restrito ao âmbito da deep web.

    • Victor Hugo says:

      Cardoso,
      Muito obrigado pelo seu comentário e considerações relacionado a essa notícia em destaque nesta segunda-feira aqui no seu micro seguro.
      Agradecemos sua participação!

  2. João Escobar says:

    Apesar de tudo ainda existe muito conteúdo bom na deep web, eu mesmo utilizo para adquirir conhecimento.

    • Victor Hugo says:

      Caro João,
      Muito obrigado pelo seu comentário relacionado a essa notícia em destaque hoje aqui no seu micro seguro.
      Agradecemos a sua participação!

    • Rafael says:

      Concordo, está notícia do G1 é mais um sensacionalismo de causar terror nas pessoas, crime a tanto no mundo físico quanto no virtual, assim como conteúdos falsos, apesar de que de vídeo fake a internet tanto em cima, quanto em baixo é lotada.

%d blogueiros gostam disto: