Loja do Chrome pode conter armadilhas

chrome_storeUsuários mais distraídos podem não notar, mas ao realizar uma busca na Chrome Web Store os primeiros resultados exibidos são aplicativos, alguns deles potencialmente maliciosos. Os apps apresentados podem enganar aqueles que buscam por extensões legítimas, uma vez que chamam mais atenção pelo seu posicionamento na parte superior da lista de resultados.

Pessoas mal-intencionadas podem facilmente enganar usuários desavisados e levá-los à instalação de aplicativos falsos em vez das extensões que estão procurando. O site PC World listou algumas informações que podem ser preciosas para evitar cair em uma dessas armadilhas relacionadas à loja online de aplicativos do Google para o Google Chrome.

Você sempre verá aplicativos em primeiro lugar, mesmo se eles forem falsos
Suponhamos que você quer instalar uma extensão do navegador. Você abre o menu do Chrome, clica em “Mais Ferramentas”, seleciona a opção “Extensões” e depois clica na opção “Obter mais extensões” na parte inferior da página.

Você então será redirecionado para a Chrome Web Store – ou então você pode pular este processo e entrar diretamente na loja. Independentemente do que digitar no campo de busca da loja, você sempre verá três aplicativos no topo dos resultados, antes de qualquer extensão. Apesar de algumas extensões serem mais relevantes e terem muito mais usuários do que qualquer um dos aplicativos, elas estarão sempre na quarta posição para baixo.

Opinião do seu micro seguro: dias desses observei algo que chamou a minha atenção na loja do Chrome: ao digitar “Avast” o primeiro resultado foi o de um aplicativo da mesma loja com esse nome, mas cuja origem é o desconhecido endereço: http://www.balibahu.com/avast-free-antivirus-2016/
O Virus Total não o identifica como malicioso, mas eu não arriscaria a instalação desse ao que tudo indica seja um falso aplicativo derivado do Avast.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fontes: Canaltech e PCWorld

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: