Os riscos inerentes às redes sociais

redes-sociaisQuanto tempo você perde nas páginas de seus amigos no Facebook? Tenho certeza que você pode falar sobre os estilos de vida, os check-ins, as selfies e as atualizações de status que cada um deles publica diariamente. Se você procurar com cuidado, você facilmente vai encontrar os membros da família, amigos distantes e amores da adolescência.

Qualquer pessoa pode fazer exatamente isso que você faz, mas com objetivos maliciosos: hackear as informações da sua conta, infectar seu PC com vírus ou até roubar os dados das suas contas de jogos, fotos, ou vídeos e exigir resgate para devolver seus arquivos. Por isso, segue a dica: seja misterioso, pelo menos para os desconhecidos. Mantenha segredos.

Não dê detalhes da sua vida para estranhos, mesmo que você ache que nunca mais vai encontrá-lo. A internet deixa rastros e qualquer coisa que você já disse ou fez pode ser usado contra você.

Não envie informações confidenciais em salas de bate papo ou sites de fóruns, a menos que você tenha certeza que está em um ambiente seguro. Hackers ou causadores de problemas podem facilmente interceptar qualquer informação que você mande em um canal inseguro.

Não deixe suas publicações visíveis para todos. Você não sabe que tipo de pessoa estranha pode estar monitorando seu perfil. E de qualquer maneira, você não precisa deixar todas as suas informações acessíveis para qualquer um. Vá até as configurações de segurança e garanta que suas publicações só estão “visíveis para amigos”.

Não aceite solicitações de desconhecidos sem verificar. É melhor ter um grupo menor de amigos verdadeiros que você tenha certeza com quem você está se relacionando, do que ter um número gigantesco de contatos desconhecidos– alguns podem ser realmente perigosos.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa matéria.

Fonte: Kaspersky blog

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: