Golpes usam imposto de renda como isca

leao_receitaIntel Security alerta contribuintes e pede atenção com e-mails suspeitos

Não é de hoje que cibercriminosos se aproveitam de festividades e datas importantes para aplicar golpes via web, a fim de roubar informações pessoais e dinheiro dos consumidores. Em uma época em que contribuintes estão preocupados com o envio – e possíveis problemas que possam ter – do imposto de renda, é bom ficar atento.

Fabiano Tricarico, gerente de consumer da Intel Security, explica que o principal golpe usado pelos criminosos nessa ocasião é o phishing, prática pela qual os agentes maliciosos tentam obter informações confidenciais por meio de e-mails ou mensagens instantâneas falsas que parecem originárias de uma fonte confiável. “Geralmente o golpista envia mensagens não solicitadas às vítimas, com anexos infectados e links que podem levar o consumidor a sites fraudulentos ou até mesmo a instalar malwares no computador e dispositivos móveis”, comenta.

É possível que haja e-mails ou mensagens falsas que parecem vir da Receita Federal, de bancos, escritórios de contabilidade ou algum outro órgão oficial, solicitando informações pessoais, dados bancários e senhas; ou ainda alegando que houve algum problema com a declaração enviada. “Caso isso aconteça, apague a mensagem imediatamente, pois se trata de phishing” afirma Tricarico.

Também é possível que surjam programas e aplicativos falsos – criminosos podem criar e disseminar softwares arbitrários ou mesmo enviar links para baixá-los com a promessa de que podem ajudar o contribuinte com a declaração. Somente faça o download do programa de declaração pelo site oficial da Receita Federal.

Também é bom ficar atento a falsos agentes. Golpistas também podem se passar por agentes da Receita Federal ou contadores e entrar em contato por e-mail, telefone ou mídia social a fim de obter informações pessoais. Com algumas informações sobre o contribuinte obtidas facilmente na internet eles podem convencer a vítima de que se trata de um procedimento oficial.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: ITForum 365

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: