Windows 10 pode remover programas sem o seu consentimento

windows_10Quando o Windows 10 foi lançado, ano passado, um dos pontos mais controversos foi a questão das atualizações – que são enviadas e instaladas, automaticamente, pela Microsoft. Havia o temor de que uma atualização defeituosa pudesse causar danos aos PCs (o que de fato ocorreu). Mas, agora, o sistema de updates automáticos está gerando polêmica por outro motivo: ele pode apagar alguns dos seus programas, sem pedir permissão a você. De um dia para o outro, você pode ligar o seu PC com Windows 10 e descobrir que ele deletou alguns dos seus apps – sem avisar nem pedir.

Quando a prática veio à tona pela primeira vez, a Microsoft preferiu não se manifestar a respeito, mas acredita-se que o W10 faça isso para tentar eliminar programas incompatíveis, melhorando a estabilidade do sistema. A remoção automática tem espantado e irritado usuários do W10 – que alegam, com razão, que o sistema operacional poderia pedir permissão antes de deletar programas (ele parece ter predileção por apagar softwares de diagnóstico e manutenção, como CCleaner e CPU-Z).

Na maioria dos casos, é possível reinstalar manualmente os softwares e voltar a usá-los normalmente. Também é possível configurar o W10 para que ele deixe de fazer atualizações automáticas – o que, ao contrário do que acontecia nas versões anteriores do Windows, requer um procedimento meio complicado.

Agradecemos ao Paulo Sollo, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa matéria.

Fonte: Super

3 Responses to Windows 10 pode remover programas sem o seu consentimento

  1. Cardoso says:

    E isso é só o começo!Existe uma falta de respeito maior que isso?Dispor do que é do usuário,manipular um PC de outra pessoa?
    Será que alguém realmente acredita que é só com programas “incompatíveis,melhorando a estabilidade do sistema”?Duvido!
    Mas pra quem não se importa com isso,que faça bom proveito.
    Todavia,considero isso um insulto á liberdade e individualidade às quais todo o cidadão tem direito!
    E mesmo que alguém diga que o sistema é de graça,esquecendo que a maioria “pagou” por ele,como eu paguei,fica a impressaõa de ouvir a marta Suplicy dizendo:”em caso de estupro relaxa e goza!!”

  2. Marco Aurelio says:

    Marco Aurelio

    Presidente Venceslau – SP

    Uma coisa que eu sinto muita falta é de um sincronizador de pastas que existia no Windows 7, pra fazer backup era muito bom, tenho certeza que os outros usuários também sentem muita falta.

  3. Sergio says:

    Eu estou utilizando o W10, e percebi exatamente isso.

    Depois de realizar o seu update, o programa de limpeza Ccleaner, foi automaticamente desinstalado. Lamentável.

%d blogueiros gostam disto: