Gmail ganha reforço à segurança e privacidade

gmail
Novas medidas de segurança incluem recursos de navegação segura, padrões para mensagens criptografadas e proteção contra ataques patrocinados por Estados

O Google anunciou na última quinta-feira (24) recursos que reforçam a privacidade e a proteção de usuários do Gmail.

Por meio de post em seu blog, a companhia informou sobre a ampliação do recurso de navegação segura, implementação de padrões para envio de mensagens criptografadas e aumento na proteção contra ataques patrocinados por Estados.

O Gmail agora conta com um sistema de notificação para alertar usuários se eles estiverem sob o risco de abrir ou enviar e-mails para servidores inseguros. Caso um usuário lhe enviar um e-mail a partir de um servidor inseguro, um cadeado vermelho “destravado” irá alertá-lo.

A gigante de buscas disse que desde que começou a lançar o recurso, há 44 dias, o número de e-mails enviados a partir de servidores seguros aumentou 25%.

Da mesma forma, quando o usuário tentar clicar em um link que o Google reconhecer como malicioso a partir da sua caixa de entrada do Gmail, ele notificará antes de abri-lo no navegador.

Outra medida em relação à segurança diz respeito a usuários que podem sofrer ataques por parte dos Estados, algo que é importante para ativistas, políticos e jornalistas, por exemplo. Segundo o Google, um público relativamente pequeno, apenas 0,1% de seus usuários.

O Google tem buscado esforços para padronizar uma criptografia para e-mails. A companhia firmou parceria com grandes nomes da tecnologia, incluindo Comcast, Microsoft e Yahoo para propor um novo sistema para e-mails que promete aumentar a segurança da troca dos mesmos.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: IDG Now!

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: