Cibercriminosos passam a oferecer “suporte” de atendimento

cibercriminososOs ataques que sequestram computadores e pedem resgate, os ramsomware, estão cada vez mais sofisticados, chegando até a se tornarem uma operação profissional. De acordo com especialistas em segurança, diversas quadrilhas estão adotando táticas comuns de serviços de atendimento ao consumidor e telemarketing.

Os criminosos estariam contratando artistas gráficos, call centers e até suporte técnico para facilitar os processos de pagamento e recuperação de informações. “É um modelo de negócio perfeito, desde que você ignore o fato de que eles estão fazendo algo terrível”, explica James Trombly, presidente da Delphi Technology Solutions, empresa de serviços de informática nos Estados Unidos.

Os call centers trabalham para responder e-mails e fazer com que as vítimas paguem o resgate solicitado, enquanto artistas gráficos e tradutores garantem que as instruções de como proceder sejam compreendidas em várias línguas. Para que cada pessoa receba as informações em seu próprio idioma, as quadrilhas usam a geolocalização.

Esse tipo de ataque vem crescendo nos últimos anos e causando problemas para empresas e usuários comuns.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Olhar Digital

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: