Atenção usuários do iPhone: Cuidado com ataque via SMS

apple-text-scamHá um novo ataque que tem como alvo usuários do iPhone na obtenção de dados sensíveis. Tudo começa com um simples SMS.

O usuário recebe um SMS que o informa que o seu Apple ID expirou e que deve clicar num determinado link para reativar sua conta. Este link direciona a vítima para uma página criada pelos crackers onde lhe sãio solicitadas informações como nome, endereço e até número de passaporte, informa o NBCBayArea.com.

O site para onde o usuário é redirecionado não tem um domínio Apple, mas os criminosos encontraram formas criativas de enganar o usuário, como apresentadas como Supportatapple.com ou AppleIDLogin.com.
As recomendações de segurança passam por não clicar no link, nem inserir os seus dados em páginas não oficiais.

A própria Apple recomenda que os usuários não enviem dados como informação de cartões de crédito, senhas de contas ou informação sensível a não ser que reconheçam a idoneidade dos destinatários. Outro dado útil para identificar este esquema é que a Apple não tem por norma apagar os Apple ID dos seus usuários solicitando reativação.

Ainda não há reconhecimento oficial desta ameaça por parte da Apple, nem se sabe quantos usuários podem já ter sido vitimados.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Exame Informática e NBC Bay Area

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: