Conheça o LastPass Authenticator

lastpass_authA LastPass, plataforma de gerenciamento de senhas, lança uma opção gratuita projetada para trazer segurança de autenticação dupla aos usuários. Já disponível na Google Play e na Apple Store, o novo aplicativo LastPass Authenticator acrescenta uma verificação adicional de segurança para fazer login nos sites mais populares e de uma forma simples e grátis. O autenticador é compatível com centenas de aplicativos e sites populares como o Facebook, Google, Microsoft, Amazon, Dropbox, além do próprio LastPass.

O aplicativo funciona como uma camada dupla de segurança. Para fazer login em um determinado site, o usuário precisa passar por dois passos, sendo que o primeiro é a tradicional senha e, o segundo, um código que é gerado pelo próprio aplicativo em seu celular ou uma aprovação direta na tela do próprio smartphone com apenas um clique.

Dessa forma, no caso de algum invasor tentar acessar as contas pessoais de um usuário, mesmo que ele tenha a senha, o LastPass Authenticator exigirá uma validação extra direta no smartphone do usuário real. O aplicativo transforma o seu smartphone em uma chave adicional para a sua vida digital.

“Hoje, a autenticação multifator é, em geral, muito limitada a uma pequena parcela de fanáticos por novas tecnologias e a pessoas que usam por exigência de suas empresas. O objetivo do LastPass Authenticator é levar os benefícios da segurança de dupla autenticação para a população em geral, descomplicando e criando algo que as pessoas queiram usar”, comenta Joe Siegrist, general manager e vice presidente da LastPass. “Vemos isso como uma ótima forma de não apenas reforçar a segurança de milhões de consumidores do LastPass, mas, definitivamente, oferecer um nível extra de proteção para praticamente qualquer pessoa online”.

Uso

O LastPass é conhecido como o gerenciador de senhas – um cofre seguro para criar, armazenar e gerenciar todas as senhas online de um usuário e credenciais de login. Para usar o LastPass Authenticator, o usuário deve baixar o aplicativo grátis em seu iPhone, iPad ou dispositivo Android e ativar a opção “multifator” em sua conta LastPass. Em seguida, basta usar a câmera do seu celular ou tablet para escanear um código de barra exibido no próprio aplicativo e então ligar o autenticador na sua conta.

Posteriormente, o LastPass Authenticator enviará uma notificação via “push” com um botão de verificação para o dispositivo móvel (ou em alguns modelos de relógios inteligentes como o Apple Watch e o Samsung Gear) toda vez que o usuário tentar fazer login em sua conta LastPass, criando assim um rápido processo de duas etapas fáceis para acessar sua conta. Além disso, é possível também optar que o autenticador gere um código de seis dígitos, envie um código por 60 segundos ou o receba por SMS, para então entrar no LastPass e autenticar seus dados de acesso.

Aplicativos ou websites

Há centenas de sites e aplicativos que oferecem opções de acesso com autenticação multifator, incluindo todos os que são voltados para redes sociais até apps de produtividade e muitos outros serviços bancários online. O LastPass Authenticator é compatível com TOTP. Isso significa o uso de um algoritmo comum e amplamente adotado por corporações como Facebook, Google, Microsoft, Salesforce e Symantec. O TOTP é também considerado como a “pedra angular da iniciativa For Open Authentication (OATH)”. Dessa forma, o LastPass Authenticator pode ser usado para gerenciar autenticações de dois fatores para centenas sites e serviços, dando aos usuários um opção diferenciada e simples desse tipo de autenticação.

Já disponível, o LastPass Authenticator é um app mobile gratuito que trabalha em conjunto com as contas de usuários LastPass. Também pode ser usado de forma independente em qualquer site de internet ou aplicativo que suporta multifator. O app pode ser baixado nas lojas: Google Play (Android) e Apple App Store (iOS).

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: TI inside

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: