Windows 10: grandes mudanças a caminho

windows_10A Microsoft anunciou no último dia (22/04) que já começa a distribuir a primeira grande atualização do seu sistema operacional, anunciada na última conferência Build. Em um primeiro momento, apenas membros do Windows Insider terão acesso ao Windows 10 Insider Preview Build 14328, disponível tanto para PC quanto para tablets e smartphones que usam o sistema da MS. Como o Windows Phone recebeu uma nova compilação na última quarta-feira (20), as mudanças para quem usa um dispositivo mobile com Windows são menores. As grandes novidades ficam reservadas para quem utiliza o sistema a partir de um computador, incluindo aí a plataforma Windows Ink, mudanças no Menu Iniciar e aprimoramentos no modo tablet, na Cortana, na Central de Ações e Notificações e na Barra de tarefas, entre outras novidades.

Windows Ink

Sem dúvida a principal novidade desta nova atualização do Windows, o Windows Ink é um conjunto de ferramentas que integra o uso das canetas stylus no dia a dia do Windows. Além de trabalhar de forma integrada com vários aplicativos de desenho, a ferramenta agora pode servir para transformar anotações escritas em lembretes dentro do OneNote ou para traçar rotas em mapas de maneira absurdamente simples. Retoques no Menu Iniciar A intenção da Microsoft foi ampliar a capacidade de descoberta do usuário via Menu Iniciar, seja no tablet, no PC ou no smartphone. Agora, a lista de aplicativos mais usados e a lista de todos os apps instalados em seu dispositivo estão em um só lugar, facilitando o acesso a tudo o que há em sua máquina. Além disso, as funções de desligar, suspender e reiniciar a máquina também ganham mais destaque e agora você também pode definir pastas do sistema a serem exibidas de maneira mais clara dentro deste espaço.

Retoques no Menu Iniciar

A intenção da Microsoft foi ampliar a capacidade de descoberta do usuário via Menu Iniciar, seja no tablet, no PC ou no smartphone. Agora, a lista de aplicativos mais usados e a lista de todos os apps instalados em seu dispositivo estão em um só lugar, facilitando o acesso a tudo o que há em sua máquina. Além disso, as funções de desligar, suspender e reiniciar a máquina também ganham mais destaque e agora você também pode definir pastas do sistema a serem exibidas de maneira mais clara dentro deste espaço.

Modo tablet aprimorado

Quem tem um dispositivo híbrido com Windows 10 vai gostar desta: quando o modo tablet está ativado, o Menu Iniciar dá lugar à Tela Iniciar, aquela que aparecia por padrão no Windows 8 e que é muito mais amigável de uma tela sensível ao toque. Além disso, agora é possível ativar a ocultação automática da Barra de tarefas quando o modo tablet é ativado, tornando o ambiente ainda mais adaptado ao controle com os dedos.

Cortana e Busca aprimoradas

A Cortana ainda não está disponível no Windows 10 aqui no Brasil, mas ela continua sendo aprimorada pela Microsoft. A última novidade é o acesso à assistente pessoal virtual diretamente da tela de bloqueio do seu sistema operacional, outro recurso que tende a torná-la ainda mais prática. Além disso, outras novidades incluem uma variedade maior de formas de criar lembretes da Cortana, novos recursos multidispositivos e outros retoques facilitam a vida do usuário. Em relação aos sistemas de busca do Windows 10, a nova atualização os torna ainda mais profundos, incluindo entre os resultados até mesmo documentos, fotos e vídeos do OneDrive, o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft.

Barra de tarefas atualizada

Uma das funções mais interessantes desta atualização está na Barra de tarefas do Windows, mais especificamente no relógio e no calendário do sistema. Agora, ele integra ali os seus compromissos do aplicativo Calendário do Windows 10 Para quem usa mais de um monitor, agora o relógio do sistema é exibido em todos eles sempre que a exibição da Barra estiver ativada em todos os monitores — até então, o relógio não era exibido mesmo quando esta função estava ligada. Outra novidade marcante é a exibição de pequenos selos sobre os aplicativos da chamada Universal Windows Plataform (UWP), que nada mais são do que aqueles apps nativos disponíveis nas versões do Windows 10 disponíveis para diferentes equipamentos. Tais selos servem para informar o usuário a respeito de novidades e notificações dentro destas aplicações e conseguem ser discretos e informativos.

Gerenciar a reprodução de múltiplos dispositivos (como fones de ouvido e caixas de som) também está mais fácil a partir da Barra de ferramentas, que ficou ainda mais fácil de ser configurada por meio de um menu específico nas Configurações do Windows 10.

Mais novidades

A lista de novidades da primeira grande atualização do Windows 10 é imensa e inclui ainda a possibilidade de mudar de tela por meio do touchpad do seu notebook, aprimoramentos no gerenciamento de aplicativos e nas configurações do sistema e também novidades da tela de bloqueio, que agora passa a exibir controles de mídia para você não precisar desbloquear o sistema a fim de interromper uma reprodução ou então passar uma música adiante.

O Explorador de Arquivos ganhou um novo ícone e, por padrão, agora não vem mais fixado à Barra de tarefas — mas você pode fazer isso manualmente a qualquer momento. Novos diálogos tornam mais simples o Controle de Contas do Usuário e, por fim, uma série de pequenos erros foram corrigidos. Para saber todos os detalhes sobre todas as novidades, dê uma olhada no anúncio feito no blog oficial do Windows.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fontes: Canaltech e Microsoft

2 Responses to Windows 10: grandes mudanças a caminho

  1. felipe says:

    o windows 10 esta muito bom leve eu recomendo mais existe um problema chato que ele esta apresentando é que algumas vezes quando agente liga o computador da gente fica 5 minutos numa tela preta antes de entrar na tela de bloqueio muita gente ta reclamando disso e eu que sou tecnico e formato muitas maquinas fico sem saber o motivo desse defeito

  2. José Pinheiro says:

    Caro amigo Victor,

    Parece-me, pelas informações que o post mostrou, que tem coisas muito interessantes. Eu, particularmente, estou gostando do W10. Acredito que vem por aí mais melhorias. Parabéns pelo excelente post.

    Até breve.

%d blogueiros gostam disto: