Descoberto um novo malware para Android

blog_adminO malware é um dos grandes problemas de segurança nos dispositivos móveis, sendo a plataforma Android uma das mais visadas, devido ao seu crescente número de usuários.

Foi identificado um novo malware para Android que se disfarça de atualização do navegador Google Chrome. É encontrando em páginas web desenhadas para serem idênticas aquelas oficiais da Google ou do Android.

O malware foi denunciado recentemente pela empresa de segurança Zscaler, tendo sido desenvolvido para registrar o histórico de chamadas e do navegador, monitorizar mensagens de texto e obter os dados de cartões de crédito, que são enviados posteriormente para um servidor remoto.

Segundo a Zscaler, a recente ameaça é capaz de identificar se o usuário possuí um antivírus instalado, e caso o mesmo se encontre ativo, força o seu encerramento para não ser detectado. Se a Play Store for aberta, o malware apresenta, ainda, uma página falsa de pagamento com cartão de crédito para o usuário inserir os seus dados bancários, que são enviados para um número de telefone na Rússia.
O dispositivo apenas é afetado se o usuário ativar a instalação de aplicativos de origem desconhecida, estando sempre dependente da instalação da aplicação por parte do usuário.

Para a remoção desta ameaça, o único procedimento seguro é a realização de uma restauração de fábrica de forma a eliminar qualquer vestígio da ameaça.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: pplware

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: