Atualização para Windows 7 provoca falha grave em PCs

A Microsoft realizou uma pequena alteração ao Windows Update que, como consequência, faz com que alguns computadores com Windows 7 não consigam mais inicializar. Segundo a Forbes, a empresa sabia que a alteração poderia ter essa consequência, mas realizou-a de qualquer maneira, e ainda não fez nenhuma correção.

Com a mudança, a atualização KB3133977 para o Windows 7 deixa de ser “opcional” e passa a ser “recomendada”. Essa atualização ativa a funcionalidade Secure Boot no Windows, o que provoca conflitos na inicialização de alguns computadores com placas-mãe da Asus. Nesses casos, usuários que tentam inicializar o computador veem a seguinte mensagem de erro:falha_win7O problema surgiu pela primeira vez quando a atualização foi lançada. No entanto, como ela era opcional, apenas usuários que a instalavam manualmente foram afetados. A mudança para “Recomendada” no mês passado, entretanto, faz com que ela seja instalada automaticamente em computadores com as configurações padrões do Windows Update, o que pode provocar problemas.

Solução

A Asus já divulgou uma maneira de solucionar o problema nas máquinas afetadas. Ela exige que o usuário entre nas configurações da BIOS antes do sistema inicializar e altere o tipo de sistema operacional nas configurações do Secure Boot. A empresa, vale notar, tem parte da culpa pelo erro, já que não disponibilizou atualizações para suas placas-mãe desde que o problema começou a ocorrer.

A Microsoft, por sua vez, não mudou novamente para “opcional” a prioridade da atualização KB3133977. Ela apenas atualizou o documento de suporte da atualização para indicar que o problema acontece. A empresa não disponibilizou nenhuma atualização ou patch para consertar o problema, e sugere que usuários atualizem para Windows 10 para corrigí-lo.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Olhar Digital

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: