Lenovo falha na segurança novamente

lenovoUsuários dos produtos Think da Lenovo, linha que inclui desktops, notebooks e tablets, mal sabiam do risco que estavam correndo. A empresa de consultoria e segurança Trustware divulgou que uma falha no software Lenovo Solution Center, pré-configurado de fábrica, que permitia que um hacker tivesse acesso a todo o sistema, abrindo brecha para que malwares pudessem ser instalados de maneira indetectável pelo usuário.

A ironia é que o Lenovo Solution Center teria como função justamente monitorar a saúde e segurança da máquina. Um porta-voz da Lenovo esclareceu que o problema já foi resolvido com uma atualização que corrigiu a falha.

Os bloatwares, softwares pré-instalados nos computadores, deixam os usuários com poucas opções por não permitirem que sejam desinstalados, mesmo quando oferecem certo risco. A Lenovo passou por uma experiência semelhante com o programa Superfish adware, que interferia na navegação na internet e tornava vulneráveis informações pessoais do usuário, como senhas e hábitos online.

Atualmente, a Lenovo ocupa a maior parte do mercado com 19,8% das vendas de PCs. Cada deslize de segurança como este afeta milhões de usuários, ainda mais quando muitos deles não são familiarizados com atualizações e processos de segurança.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Canaltech

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: