Hacker dá dicas de como criar senhas fortes

SenhasAnalistas de segurança sempre lembram que as senhas são parte importante nos cuidados que deve se ter na internet. Mas, ainda assim, muitas pessoas colocam senhas fracas e fácies de serem descobertas por cibercriminosos.

Segundo o hacker da RedTeam Security, Kurt Muhll, uma das maneiras mais fácies de criar uma senha segura é usando uma frase.

A técnica funciona assim: pense em uma frase simples que você possa lembrar. Por exemplo, “Eu comprei minha casa por R$1”. Depois, componha a senha com a primeira letra de cada palavra; fica “Ecmcp$1”.

“Isso vai dar as letras maiúsculas, minúsculas, um número e caracteres especiais”, explica Muhl. “É algo fácil de lembrar. Tudo que você precisa fazer é lembrar qual é a frase”.

Por quê a senha é forte? Os softwares usados para quebrar senhas fazem combinações de palavras, números e frases conhecidas até encontrar a combinação correta, o que pode levar menos de uma, afirma o hacker. Por isso, senhas como “123456” e “password”, ou qualquer outra que use uma palavra completa ou sequências, são consideradas inseguras.

Para fazer a senha ficar ainda mais forte, é só incluir mais elementos na frase. Dessa forma o número de combinações que os computadores precisam fazer é maior e demora mais para conseguir o acesso, se conseguir acertar.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Olhar Digital

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: