Netflix gratuito? Cuidado, é golpe!

netflixSegundo Kaspersky Lab, cibercriminosos usam a demanda por acesso ao serviço de streaming para espalhar malware entre usuários.

Um novo golpe que promete acesso gratuito ao Netflix vem sendo usado para disseminar trojans entre usuários brasileiros, segundo informações da Kaspersky Lab. De acordo com a empresa de segurança, os cibercriminosos do país aproveitam a demanda pelo serviço para espalhar trojans por meio de tutoriais e geradores de logins disponíveis.

Além disso, foi criado um mercado paralelo que oferece credenciais roubadas com um custo mais baixo.

Promoções falsas

Outro golpe aplicado pelos cibercriminosos para espalhar malware se utiliza de falsas promoções enviadas via e-mail que prometem seis meses de acesso grátis aos conteúdos do Netflix e do canal a cabo Telecine.

Quando clica no link da “oferta”, o usuário é levado para uma página falsa que pede seus dados pessoais e financeiros.

Vale lembrar que a única forma de acessar o Netflix de forma gratuita, mas apenas por um mês, é ao se inscrever para usar a plataforma de streaming pela primeira vez – o mesmo acontece com outros serviços como Spotify e Apple Music, por exemplo.

Como proteger seu Netflix

Segundo a Kaspersky, o Netflix não oferece aos usuários brasileiros recursos de segurança avançados para impedir o roubo de uma conta, como a dupla autenticação. Por isso, a empresa sugere as dicas abaixo:

  1. Se uma senha única e forte: códigos repetidos é uma má prática de segurança, mas comum para a maioria dos usuários. Uma senha forte deve contar letras, números e símbolos. Mais importante, não use essa senha em nenhum outro lugar. Para facilitar a criação e gerenciamento de senhas fortes, a empresa oferece oKaspersky Password Manager.
  2. Fique de olho no cadeado: se for acessar sua conta por meio do navegador web, verifique se a página possui conexão SSL (cadeado de segurança que fica no canto esquerdo do navegador). Se ele não for exibido, feche a página, pois ela é falsa.
  3. Cadastre seu número de telefone: essa medida pode ser usada para recuperar sua conta, caso ela seja roubada ou a senha seja esquecida. De fato, esse é atualmente o único recurso de segurança oferecido pelo Netflix aos clientes e é altamente recomendável ativá-lo.
  4. Não acredite em promoções mirabolantes: é comum que cibercriminosos enviem promoções com pacotes gratuitos ou recursos que não existem no Netflix. A mensagem sempre trará um link para uma página falsa, que solicitará seu login e/ou número de cartão. Na dúvida é melhor não informar nada e excluir a mensagem.
  5. Não seja espertinho, o barato pode sair caro: comprar logins roubados ou buscar geradores de logins para tentar usar o serviço gratuitamente pode custar suas informações pessoais e financeiras. A maioria desses programas são falsos e visam apenas infectar o computador do internauta.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: IDG Now!

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: