Sinais de que seu PC pode estar contaminado

malwareSão inúmeros os relatos de pessoas que dizem terem tido seu computador infectado por alguma espécie de “vírus”, que repentinamente começou a causar as temíveis telas azuis da morte, comprometer o funcionamento da placa de vídeo e coisas do tipo.

A questão é que problemas como esses podem ser causados por uma infinidade de coisas e a menos provável são os vírus. Isso porque as pragas virtuais são desenvolvidas para agir na surdina, de maneira a não serem notadas nem “sentidas” pelos usuários, que silenciosamente têm seus dados e informações pessoais comprometidos.

Então, afinal de contas, como saber se seu PC foi infectado por algum malware e como removê-los de uma vez por todas? Há alguns sintomas comuns que podem ser observados. São eles:

Queda repentina de desempenho

Se o seu computador estiver sofrendo para executar programas que antes rodavam tranquilamente, ou se estiver executando um monte de coisas em segundo plano que você não sabe o que é ou não se recorda de ter instalado, isso pode ser um sinal de que ele foi infectado.

Programas padrões de manutenção não funcionam

Uma das primeiras coisas que malwares fazem quando se alojam no computador é barrar o funcionamento de programas que podem ajudar a identificar e a removê-los. Portanto, se você perceber que apps como o Windows Update, Gerenciador de Tarefas, antivírus, Editor de Registro, Recuperação do Sistema ou Configuração do Sistema não estão funcionando, é bom ficar atento.

Barras de ferramentas surgem do nada

Já há algum tempo que as barras de ferramentas são pintadas de vilãs quando o assunto é segurança pessoal em computadores. Mas a verdade é que atualmente os instaladores deixam explícito que também podem instalar esses softwares irritantes, sendo que os mais incautos não veem isso e acabam deixando a instalação passar batida. O problema de verdade acontece quando você tenta remover uma dessas barras e ela não larga do computador por nada, reaparecendo na próxima inicialização do sistema. Se isso estiver acontecendo com você, pode apostar que tem alguma praga virtual aí no seu disco rígido.

Suas páginas inicial e de busca mudam sem seu consentimento

Esse é um problema que pode estar associado às barras de ferramentas e geralmente é resolvido quando elas são desinstaladas. Agora, se mesmo após a desinstalação delas as páginas inicial e de busca continuam sendo modificadas sem seu consentimento, esse também é um sinal de que há problema no ar.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa matéria.

Fonte: Canaltech

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: