ESET sugere: uso de frases como senhas e não apenas uma palavra

PasswordA ESET, empresa pioneira em soluções de segurança, alerta os internautas para a importância de usar senhas fortes e sugere uma solução muito eficaz: “frases-senha”.

O cibercrime é uma ameaça crescente e os roubos de informação são mais comuns do que nunca, especialmente pela utilização de “passwords” fracas. As senhas mais comuns da atualidade são “123456”, “password”, “12345678” e “12345”. Qualquer uma destas tem o mérito de ser fácil de recordar, é verdade, mas são o espelho de práticas de segurança perigosas e facilmente suplantadas.

A ESET sugere que os usuários esqueçam o conceito de senha na forma de palavra levado ao pé da letra, optando em vez disso pela adoção de “frases-senha”: isto é, termos mais complexos, mas ainda assim fáceis de memorizar para cada um.

A ESET propõe que seja acrescido a sua senha mais do que uma palavra para formar uma frase que faça sentido para você. Pode depois acrescentar algumas letras maiúsculas para implementar maior segurança, bem como pontuação, espaços (sim, é possível!) e blocos de letras maiúsculas.

Medidas que visam aumentar a segurança das suas senhas são resumidas pela ESET nestes tópicos a seguir:

  • Senhas curtas são ruins. Senhas na forma de frases longas são boas;
  • Nunca reutilizar uma senha antiga;
  • Usar autenticação de dois fatores para segurança adicional;
  • Assegurar que para cada conta existe uma senha própria;
  • Alterar periodicamente as suas senhas;
  • Usar um bom gerenciador de senhas de sua preferência.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Wintech

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: