Cibercriminosos podem estar operando contas offshore

cibercrimeAo que parece empresas no Panamá, Ilhas Britânicas e República Dominicana podem estar sendo usadas…para esconder lucros provenientes do cibercrime.

No contexto do recente escândalo Panama Papers, o laboratório de segurança e ameaças da Trend Micro resolveu ir a fundo e analisar se cibercriminosos também usariam tais serviços ilegais.

No levantamento, a companhia identificou empresas no Panamá, Ilhas Britânicas e República Dominicana que podem estar sendo utilizadas para esconder lucros provenientes do cibercrime, de acordo com um levantamento da Trend Micro. A pesquisa aponta que anúncios de operações bancárias offshore podem ser encontrados em fóruns clandestinos – maioria deles em alemão ou russo.

Tais anúncios promoviam lavagem de dinheiro em empresas offshore. Vários integrantes oferecem serviços “off-the-shelf” para montar uma empresa de fachada.

A Trend Micro não encontrou muitos comentários de feedback das avaliações de usuários com relação aos serviços de offshore, mas é provável que isso se deva ao fato de que os cibercriminosos precisam realizar grandes transferências monetárias e querem permanecer nas sombras.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fontes: ITForum 365 e Trend Micro

One Response to Cibercriminosos podem estar operando contas offshore

  1. Republicou isso em S U P R I M A T E Ce comentado:
    acrescentando a última publicação, onde menciono algumas causas que desmotivam as pessoas a usarem a internet

%d blogueiros gostam disto: