Dicas básicas de segurança digital

Internet-SecurityHoje em dia a gente faz tudo pela internet: interage com outras pessoas nas redes sociais, acessa sites de notícias, faz serviços bancários, assiste filmes e até faz compras.

Mas os riscos, como todos sabemos existem, e aqui vão algumas dicas básicas para navegar com maior segurança:

Senha

Quando fizer cadastros, não coloque senhas fáceis de descobrir, como datas de aniversários, nomes de parentes, times de futebol ou sequencias numéricas, como 1234. Quanto mais difíceis forem as senhas, mais difícil é de descobrir! Uma boa dica é misturar letras e números e também colocar algum diferencial, como uma letra maiúscula, por exemplo.
Também é muito importante não usar a mesma senha em vários sites. Procure ter uma senha diferente para cada cadastro novo e troque as senhas com regularidade. Se você for meio esquecido, não precisa se preocupar! Existem gerenciadores de senhas que poderão administrar todas as suas senhas.

Alguns navegadores oferecem a opção de deixar a senha salva. Não aceite, porque dá para ter acesso à senha escrita através do computador!
E toda vez que for sair de um site que precise de senha, clique em “sair” ou “logout” para as suas informações não ficarem salvas no navegador.

Mantenha tudo atualizado

Outra dica importante é manter os softwares do computador e os antivírus sempre atualizados, para garantir que quando for baixar arquivos pela internet eles não estejam infectados por algum malware que podem danificar seu computador.
O uso de programas adicionais como o gratuito Secunia PSI ajudam a manter tudo atualizado no seu pc, inclusive softwares de terceiros.

Segurança

Olha só, quando for entrar em algum site de banco, veja se tem um cadeado verde na barra de endereço ou se o endereço começa com https. Isso significa que as suas informações estão seguras.

E-mail

Sempre desconfie de e-mails e mensagens enviados por remetentes desconhecidos e tenha cuidado quando for clicar em links compartilhados nas redes sociais e também por e-mail, pois eles podem ter algum tipo de malware.

Wi-Fi

Por último, evite se conectar a redes públicas de Wi-Fi que são oferecidas em lojas, bares, restaurantes e shoppings. Elas podem não ser seguras o suficiente para acessar informações pessoais ou do trabalho.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa matéria.

Fonte: Olhar Digital (editado por seu micro seguro)

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: