Ameaça em Javascript inferniza vida de usuários do Facebook

facebook_javascriptO Facebook é a maior rede social da Internet e isso atrai, há muitos anos, todos os tipos de esquemas e tentativas de propagação de malware.

A mais recente “campanha”, para infectar os usuários, está em curso e usa o Chrome como meio para esse fim. Uma simples notificação abre a porta para problemas graves.

Esta nova ameaça surgiu há poucos dias, mas está se espalhando de forma rápida entre os usuários do Chrome. Uma simples e inocente notificação está conseguindo fazer com que os internautas sejam infectados.

Ao clicar nessa notificação, que traz um novo comentário sobre o usuário, conduz ao download de um arquivo com código javascript.

O simples fato de apenas baixar o arquivo não representa qualquer problema, mas a curiosidade na maioria das vezes faz com que o usuário o execute e é nesse momento que surgem os problemas pois, ao ser descarregado e executado, um arquivo “.exe” irá posteriormente infectar o computador.

Apesar de ter como alvo os usuários do Chrome, não se sabe ainda se também pode afetar outros navegadores, com funções de notificação semelhantes.

O comportamento deste malware é em tudo parecido com o RAA, que surgiu recentemente, e que é um ransomware criado totalmente em javascript.

A única forma dos usuários se protegerem é continuarem tendo muita atenção e cuidado com os alertas que recebem, resistindo à tentação de executar arquivos suspeitos e prestando muita atenção a tudo que é recebido via Internet, evitando abrir os que lhes parecer suspeito.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: pplware

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: