Como desativar sua webcam para não ser espionado

Nos últimos dias Mark Zuckerberg apareceu em uma foto com fita adesiva sobre a webcam do seu computador. Se você também tem medo de ser espionado por meio dela, há algumas coisas que você pode fazer que não envolvem fita isolante.

No Windows 10, é possível desativar facilmente a câmera do seu computador. O caminho é o seguinte: Configurações>Dispositivos>Dispositivos conectados> Gerenciador de dispositivos>Dispositivos de geração de imagem> Webcam.

Ao chegar neste último item, clique sobre ele com o botão direito do mouse ou trackpad e selecione desabilitar.

Todo esse processo pode ser visto no vídeo abaixo:

Se você utiliza um computador com sistema Windows 8.1, o processo é parecido e pode ser visto neste outro vídeo, em inglês:

Já quem usa um computador da linha Mac, da Apple, precisa seguir um caminho diferente pelo sistema operacional. O vídeo a seguir, também em inglês, mostra o que fazer:

Usuários com conhecimentos avançados de informática podem optar por fazer uma desativação ainda mais eficaz da webcam, feita pela BIOS do sistema. Ele evita que um hacker com acesso à sua máquina reative a sua câmera. No entanto, o processo pode variar de acordo com o seu computador e sistema operacional.

Por que desativar a câmera do computador?

Mark Zuckerberg pode até parecer exagerado ao cobrir a câmera do seu computador com fita, mas há ameaças virtuais que podem explorar vulnerabilidades no seu sistema operacional e em seus programas que podem dar o controle da câmera a um hacker mal-intencionado.

A técnica é chamada clickjacking. O usuário é enganado e levado a uma página na qual autoriza sem saber o acesso à sua câmera. Com isso, a abordagem do hacker pode ser variada, indo da espionagem para futura extorsão à pura e simples observação.

Agradecemos ao Davi e ao Paulo Sollo, colaboradores amigos do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Exame

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: