Descoberta falha de segurança em PCs. É Lenovo…de novo!

lenovoVocê pode até ter dado uma risadinha com o trocadilho no título desta notícia, mas é pouco provável que os executivos da Lenovo estejam achando graça dessa situação. Pela quarta vez em um curto intervalo de tempo, a companhia está sendo acusada de comercializar computadores com graves falhas de segurança que podem comprometer a privacidade de seus usuários.

A alegação partiu do pesquisador Dymtro Oleksiuk, mais conhecido pelo pseudônimo “Cr4sh”. O especialista percebeu que várias máquinas da marca saem de fábrica com um firmware defeituoso da Intel que permite a um cracker passar pelos protocolos de segurança básicos do Windows. Embora tenha citado a Lenovo em seu relatório, Oleksiuk afirma que outras marcas podem estar sofrendo com a mesma brecha — incluindo a HP.

Já a Lenovo resolveu publicar um comunicado oficial dizendo que já está investigando o problema e informando também que o erro advém de um código provido pela própria Intel, embora não tenha colocado a culpa na fabricante de semiconduntores. Há teorias também de que a Lenovo tenha deixado a brecha lá de propósito, como um backdoor, para que ela (ou terceiros) tivessem livre acesso às informações de seus consumidores.

A primeira vez que a Lenovo foi acusada de ter pouco cuidado com o fator segurança em seus produtos foi em fevereiro de 2015, quando foram detectados adwares em PCs da marca. Em maio do mesmo ano, a IOActive encontrou mais uma brecha semelhante. Por fim, em agosto de 2015, a empresa foi acusada de usar bloatwares (programas que se reinstalam sozinhos) em alguns desktops e notebooks.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fontes: Tecmundo e Engadget

4 Responses to Descoberta falha de segurança em PCs. É Lenovo…de novo!

  1. Felippe says:

    recomendo que antes de usar faça uma formatação que os problemas de vírus serão sanados

  2. José Pinheiro says:

    Caro amigo Victor,

    Preocupante é o fato de que, sendo um backdoor, os antivírus/suítes não o detectaram. O que você acha?

    Até breve.

    • Victor Hugo says:

      José Pinheiro,
      É um fato grave envolvendo uma importante empresa do setor. Acredito que seja um tanto cedo para tirarmos conclusões. Vamos aguardar um pouco o desenrolar dos acontecimentos.
      O fato é que a cada novo episódio de vulnerabilidade a marca Lenovo perde ainda mais credibilidade no mercado, prejudicando fortemente a sua imagem, e certamente isso gera impacto negativo nas vendas.

      Abraço!

      • Augusto says:

        A Lenovo tem bons Hardwares o problema é que criam na partição oculta um monte de joguinhos com backdoors, adwares etc… e isso passa a demonstrar que não é confiável. Eu gosto da máquina Peças da Lenovo mas com essas builds é a mesma coisa que baixar um programa do Baixaqui recheado de vírus, entáo prefiro hoje o DELL e sinceramente só DELL pois tá osso hoje as outras marcas. HP não gosto eu tenho mas se pudesse não compraria mais.

%d blogueiros gostam disto: