Roteadores da TP-Link expostos à falha de segurança

tp-linkA configuração de um equipamento de informática é vista, por vezes, por si só como um verdadeiro “bicho de sete cabeças”. Talvez por existir essa perceção, os fabricantes de equipamentos têm tentado simplificar ao máximo tudo o que diz respeito às configurações.

Uma das empresas que tem trabalhado nesse sentido, e de forma a facilitar a configuração (por vezes complicada) dos seus roteadores, a TP-Link criou um sistema que basta ao usuário do equipamento digitar um endereço web para acessar às opções de configuração, em vez de digitar o tradicional endereço IP.

No entanto, segundo os últimos relatos, a empresa responsável pelo registo do domínio tplinklogin.net acabou deixando de renovar o domínio no final do mês de maio passado, o que tem vem provocando um certo desconforto para especialistas em segurança digital. De acordo com as informações obtidas, os usuários que acessam o domínio tplinklogin.net são redirecionados para um domínio que está, na realidade, à venda e na posse da empresa Above.com podendo a qualquer momento ser adquirido por quem estiver disposto a pagar o preço pedido, algo que pode ser visto como uma oportunidade para que usuários mal-intencionados venham a usar esse endereço para espalhar malware.

A TP-Link já foi alertada desta situação, tendo evitado comentar o assunto quando disse que apenas vai proceder à alterações nos seus manuais de utilização, algo que, entretanto, pode por em risco milhões de usuários de equipamentos que pretendam vir a acessar à configuração simples dos routeadores da marca.

Entretanto, especialistas de segurança recomendam que os proprietários destes equipamentos evitem acessar o link descrito e sugeriram mesmo que os ISP’s bloqueiem o acesso ao endereço para fins de garantia de segurança.

Se você conhece alguém que tenha um router da TP-Link por favor divulgue essa notícia afim de evitar problemas futuros.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Wintech

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: