Ainda não trocou sua senha no LinkedIn? É bom não deixar passar…

linkedin-data-breach-hackA falha na segurança da rede de relacionamentos LinkedIn que ocorreu em 2012 continua a trazer suas consequências maléficas. O vazamento permitiu o roubo de 6,5 milhões de credenciais (o par nome de usuário e senha). Artigos publicados recentemente mostram que aquilo era apenas a ponta do iceberg e que, na verdade, mais de 167 milhões de combinações email e senha foram roubados. Resumindo, quase todos os usuários do LinkedIn.

O que fazer se você for usuário do LinkedIn

Agora, a melhor coisa a fazer é mudar a senha. Se você criou a sua conta há mais de 4 anos e nunca trocou a sua senha, você não tem outra escolha. Cory Scott, CISO do LinkedIn, escreveu no blog oficial que

“Começamos a tornar inválidas as senhas de todas as contas criadas antes do vazamento de 2012 cujos usuários ainda não trocaram a sua senha. Iremos informar individualmente aos usuários para que saibam que precisam reconfigurar a sua senha”.

Alterar as senhas com regularidade é uma boa medida, mas agora é absolutamente necessário. As informações roubadas estão à venda no submundo da internet. O criador do serviço “Have I Been Pwned?”, Troy Hunt, tuitou o seguinte:

Os relatórios da Motherboard mostram que um hacker chamado “Peace” está vendendo 117 milhões de credenciais no mercado negro The Real Deal por 5 bitcoins, o que pode valer cerca de 2.200 dólares. A diferença entre a quantidade de credenciais vendidas e a que foi roubada se deve, provavelmente, àqueles usuários do LinkedIn que se registraram utilizando a sua conta do Facebook.

A LeakedSource lista as senhas mais populares entre os usuários do LinkedIn. Não é uma surpresa.

  1. 12345
  2. linkedin
  3. password
  4. 123456789
  5. 12345678

Recomendação: alterar a sua senha no LinkedIn

Você já deve ter visto estas regras antes: use senhas longas e fortes, que misturem letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. E antes de mais nada, evite utilizar a mesma senha em contas diferentes, porque se um hacker obtiver as suas credenciais em um site, poderá utilizá-las para abrir suas outras contas.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Avast blog

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: