Ransomware que fica com seu dinheiro, mas não devolve arquivos

ranscanChamado de Ranscam, novo golpe descoberto por empresa de segurança “quebra” o funcionamento tradicional desse tipo de malware.

Há uma nova forma de ransomware – aparentemente criada por amadores – que fica com o dinheiro do usuário, mas mesmo assim apaga os seus arquivos pessoais. As informações são da empresa de segurança Talos.

Chamado de Ranscam, esse ransomware segue a premissa básica de variações anteriores. O malware alega que os arquivos do usuário foram criptografados, ficando, assim, inacessíveis, e então ameaça apagar todos os arquivos caso não seja pago o “resgate”.

A premissa assustadora do ransomware faz com que muitas pessoas realmente coloquem a mão na carteira para salvar fotos e outros conteúdos.

No entanto, o Ranscam ignora o comportamento tradicional dos ransomwares e apaga o conteúdo da vítima antes mesmo dela poder fazer o pagamento.

Os golpes de ransomware normalmente exigem que o usuário faça o pagamento em Bitcoin, que é mais difícil de ser rastreado do que outras formas de pagamento. Após a transação ser realizada (e verificada), os arquivos são descriptografados e o ransomware apaga a si próprio. No entanto, os autores do Ranscam não se importam com todos esses detalhes técnicos.

O impacto na sua casa

A boa notícia é que o Ranscam ainda está no início e não parece ter se espalhado. De qualquer forma, é um lembrete importante que você confiar que os cibercriminosos vão liberar os seus conteúdos caso pague o “resgate” do ransomware.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: IDG Now!

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: