Conheça o No More Ransomware – ajuda para salvar seus arquivos

nomoreransomwareO Ransomware é uma praga dos tempos modernos. Afeta cada vez mais usuários, com efeitos sempre mais destrutivos, criptografando os dados dos usuários e atão somento os devolvendo mediante um pagamento.

Mas este problema tem agora um novo aliado. O site “No More Ransomware” quer dar a todos as ferramentas necessárias para se precaverem e, em caso de contaminação, fornecer a ajuda para recuperação dos dados

Este novo site é da responsabilidade de várias entidades que procuram lutar contra os Ransomwares e seus efeitos danosos. Criado pela Intel, Kaspersky Labs e Interpol, busca ajudar a recuperar os dados dos usuários da armadilha dos cibercriminosos.

O seu principal objetivo é fornecer aos usuários informação sobre como se proteger da ameça Ransomware e quais as medidas a tomar para se evitar este problema. Mas além dessas informações digamos mais “genéricas”, o site tem ainda duas ferramentas essenciais.

A primeira é uma lista de aplicações que conseguem quebrar a cifra criptografia dos arquivos comprometidos, conseguindo assim obter de volta os dados dos usuários.Já é possível ter acesso a ferramentas que combatem o Ransomware de várias famílias: CoinVault, Rannoh, AutoIt, Fury, Crybola, Cryakl, CryptXXX (v1 e v2), Rakhni, Agent.iih, Aura, Pletor, Rotor, Lamer, Lortok, Cryptokluchen e Democry..

A segunda ferramenta ajuda os usuários a identificar o Ransomware que os atacou e assim direcionando-os para a ferramenta que podem utiliar para recuperação dos dados. O Crypto Sheriff possibilita o envio de 2 arquivos criptografados bem como a mensagem de resgate, possibilitando assim, posteriormente, a identificação do problema.

O Crypto Sheriff não é ainda uma ferramenta completa, mas com o tempo deverá evoluir para se tornar ainda melhor, sendo capaz de identificar mais variantes de Ransomware e ajudar mais usuários.

O site No More Ransomware é o primeiro passo dado para ajudar os internautas a evitarem este problema que cada vez mais afeta usuários e organizações, levando-os a perder dados ou a ter de pagar resgates para terem de volta seus arquivos pessoais.

Mesmo que você não esteja vivendo (felizmente) um problema dessa natureza no seu PC, vale a pena visitar o No More Ransomware para conhecê-lo.

Agradecemos ao Paulo Sollo, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: pplware

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: