Cibercriminosos usam SMS para fraudar usuários

smishingA empresa de segurança Kaspersky Lab emitiu um alerta nos últimos dias de que criminosos brasileiros estão tentando realizar ataques contra usuários de internet banking pelo celular, enviando links para páginas clonadas por meio de torpedos SMS.

Assim como os e-mails falsos normalmente enviados por golpistas, as mensagens SMS ameaçam o usuário e afirmam a necessidade de alguma ação para atualizar seus dados cadastrais ou a chave de segurança. Caso a vítima acesse o link descrito no SMS, o navegador do celular abrirá com uma página clonada da instituição financeira e quaisquer dados informados serão encaminhados aos responsáveis pela fraude.

As páginas foram feitas para acesso exclusivo via celular e, em alguns casos, não podem nem ser acessadas por meio do computador.

A Kaspersky Lab divulgou uma lista com 79 endereços já usados pelos criminosos e informou que as páginas normalmente impedem o acesso de pessoas fora do Brasil para dificultar que pesquisadores e instituições de segurança descubram o golpe hospedado na página. Com isso, os golpistas evitam o bloqueio de alguns mecanismos de segurança.

Recomenda-se o uso do banco no celular, mas o aplicativo do banco deve ser baixado da loja oficial. Jamais devem ser seguidos links recebidos por qualquer meio (mesmo SMSs que pareçam ser do banco) para acessar as páginas da instituição financeira.

Agradecemos ao Davi e ao Paulo Sollo, colaboradores amigos do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: G1

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: