NSA vira alvo de invasão hacker

nsa-hackedA Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), que ganhou má reputação internacionalmente em 2013 após Edward Snowden revelar informações sobre suas técnicas de espionagem, se tornou ela própria alvo de uma violação de privacidade.

Hackers misteriosos autodenominados “Shadow brokers” vazaram na internet o que parece ser um código informático secreto da NSA.

Vários especialistas em segurança disseram aos meios americanos que o código parece ser autêntico, e Snowden disse que “provas circunstanciais” apontam para envolvimento russo.

Na quarta-feira, a NSA ainda não tinha respondido a vários pedidos para comentar a situação.

Os hackers publicaram na internet no fim de semana dois conjuntos de arquivos, um que é de acesso livre e outro que permanece criptografado.

Os “Shadow Brokers” disseram que vão revelar as informações do segundo grupo se conseguirem um milhão de bitcoins – moeda digital, neste caso o equivalente a aproximadamente 575 milhões de dólares – através de um leilão on-line.

De acordo com o jornal New York Times, boa parte do código foi criada para olhar através dos firewalls de computadores de potências estrangeiras como a Rússia, China e Irã.

Esse acesso permitiria à NSA plantar malwares (softwares prejudiciais) nos sistemas dos rivais e monitorar – ou mesmo atacar – suas redes.

Quem obteve o código teve que entrar nos servidores da NSA que armazenam os arquivos, disse o Times.

Snowden, ex-analista da NSA, que está vivendo na Rússia desde que vazou documentos que revelaram o alcance da vigilância de dados privados que a agência fazia, disse que a invasão recente poderia ser uma advertência para os Estados Unidos depois de que a campanha da candidata democrata à presidência, Hillary Clinton, acusou Moscou de hackear os emails do Comitê Nacional do Partido Democrata.

Fonte: Exame

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: