Microsoft busca bloquear navegadores concorrentes

IE_edgeA guerra dos navegadores está sempre presente e cada vez mais aguerrida. São conhecidos vários casos recentes de serviços que deixam de funcionar em browsers da concorrência.

A Microsoft parece ter encontrado agora uma nova forma de controlar os browsers que rodam no Windows, bloqueando-os sempre que estes estão em contas abrangidas pelos filtros do serviço família Microsoft.

Desde que o Edge chegou com o Windows 10 que a Microsoft procura torná-lo o padrão para os usuários, eliminando assim a concorrência e ganhando mercado. O sucesso desta medida tem sido baixo e o Edge continua com valores de utilização muito baixos como noticiado ontem aqui no seu micro seguro.

Mas a Microsoft está agora apostando numa nova jogada, em que bloqueia os navegadores concorrentes, garantindo assim que o Edge e o Internet Explorer sejam as únicas alternativas.

A ausência dos filtros de conteúdos é a razão apontada para justificar estes bloqueios, mas a Microsoft não específica quais os navegadores que serão impedidos de serem usados.
Apenas se sabe que o Edge e o Internet Explorer, os browsers da Microsoft, terão passe livre de uso.

Apesar destes bloqueios os navegadores e outras aplicativos podem ter seu uso autorizado, bastando para isso que os usuários os adicionem à lista de aplicativos permitidos, mas este é um procedimento que nem todos saberão fazer.

Não se sabe ao certo quando esta mudança foi implementada, mas se especula que tenha chegado com a Atualização de Aniversário, lançada no início do mês de Agosto.

A Microsoft espera com esta medida proteger os usuários mais novatos, dando a eles a proteção de um filtro de rede, mas o que consegue de forma indireta é afastar os navegadores concorrentes, aumentado o número de usuários do Edge e do Internet Explorer.

Agradecemos ao Paulo Sollo, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: pplware

2 Responses to Microsoft busca bloquear navegadores concorrentes

  1. cardoso says:

    O mais legal é a afirmação que “a Microsoft quer proteger os usuários” hahaha!!!
    o post parece uma propaganda e não uma notícia!!

  2. Mas o Edger não funciona direito trava nos sites de banco dar a maior dor de cabeça quando tem que encher com bancos

%d blogueiros gostam disto: