Dicas valiosas para incrementar o uso do Gmail

GmailO Gmail é um dos e-mails mais populares hoje em dia, não é mesmo? E o mais legal é que existem várias dicas e truques bem legais para deixar ele ainda mais fácil de usar e ainda te ajudar muito no dia a dia.

Vejamos:

1. Cancele o envio de e-mails

Quando a gente envia um e-mail não tem mais como voltar atrás, certo? Não!
O Gmail tem um recurso que permite cancelar o envio de um e-mail e assim a outra pessoa não vai receber.

Para fazer isso, entre nas configurações, vá em “Geral” e procure por “Cancelar envio”. Aqui você precisa ativar o cancelamento e escolher o tempo que você tem para desistir do e-mail (de 5 a 30 segundos). Depois que fizer isso, vá até o final da página e salve as alterações, tá? Pronto, agora, quando você enviar um e-mail, irá parecer uma notificação perguntando se você que desfazer aquela ação!

2. Organize tudo

Você pode deixar o seu e-mail todo organizado para não se confundir na hora do trabalho ou então para ficar mais fácil na hora de encontrar o que precisa. Vamos começar pela caixa de entrada! Dá para dividir a caixa de entrada em e-mail “Principal”; “Social”, que é para onde vão todos os e-mails e notificações de redes sociais; “Promoções”, que reúne as mensagens de promoções, ofertas e marketing; “Fóruns”, que separa os e-mails de fóruns e grupos online; e “Atualizações”, que reúne os e-mails de atualizações, confirmações e contas. Assim você consegue separar os e-mails em categorias.

Para fazer isso, vá nas configurações e em “Caixa de Entrada”. Aqui você pode escolher quais caixas quer ativar. Agora, as caixas aparecem em abas no topo da página!

Outra forma bem legal de organizar o seu e-mail é com os marcadores! Você pode guardar suas mensagens em pastas e escolher uma cor para cada uma, assim você já sabe na Caixa de Entrada sobre o que é cada e-mail.

Você consegue fazer isso ali na barra que fica do lado esquerdo, vá até o final dela e clique em “Criar novo marcador”. Depois que criar o marcador e ele aparecer na lista, coloque o mouse em cima do nome. Vai aparecer uma setinha do lado, clique nela e escolha a cor que você quer. Prontinho!

O último jeito de se organizar é incluir mais símbolos de marcação. Por exemplo, quando você que salvar um e-mail, clica em uma estrelinha, ou então em uma setinha para marcar como importante, certo? Mas tem como incluir mais opções.

Lá nas configurações, vá em “Geral” e procure por “Estrelas”. Agora arraste as que você quer usar para a lista de “Em uso” e salve as alterações. Quando você for marcar um e-mail é só clicar na estrelinha até aparecer a que você quer usar.

3. Atalhos

Gente, o Gmail tem alguns atalhos no teclado para você poder começar a escrever um e-mail ou marcar a mensagem como importante sem nem precisar encostar no mouse. Primeiro você precisa ativar essa função: nas configurações, vá em “Geral” e ative os “Atalhos de teclado”, tá? Agora é só seguir essa listinha aqui com os principais atalhos que podem te ajudar:

C: escrever uma nova mensagem;
Shift + C: escrever nova mensagem em uma nova janela;
R: responder a mensagem;
A: responder a mensagem para todos os que a receberam;
F: encaminhar o e-mail para outras pessoas;
Tab + Enter: enviar a mensagem;
Z: desfazer a ação que acaba de ser concluída;
E: arquivar o e-mail;
S: salvar a mensagem com uma estrela;
! : marcar o e-mail como spam;
J: mover para a mensagem anterior
K: mover para a próxima mensagem
U: retornar para a página inicial
Y + O: arquivar mensagem e ir para e-mail seguinte;
G + S: ir para lista de e-mails marcados com estrela;
G + C: ir para agenda com todos os contatos registrados no Gmail.

4. Buscar por e-mails com anexos

Sabia que tem um jeito bem fácil de procurar por um e-mail com um arquivo em anexo. É só digitar na caixa de pesquisa “has:attachment”.

5. Acesse o Gmail offline

Gente, o Gmail tem uma função incrível que permite ler os e-mails mesmo quando você está sem internet! Dá até para escrever novos e-mails e eles vão ser enviados assim que você estiver conectado de novo.
Vá nas configurações, clique em “Offline” e instale a extensão do Google Chrome para que a função funcione.

6. Envie mensagens com outro e-mail

Olha que legal! Dá para enviar mensagens de contas de e-mails diferentes. É só entrar em “Contas e Importação”, lá nas configurações, e inclua quantos e-mails você quiser em “Enviar e-mail como”. Quando for enviar um e-mail, é só clicar no seu e-mail para trocar o remetente.

Fonte: Olhar Digital

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: