Cuidado com o MSE falso

faka_mseA Microsoft publicou no blog Microsoft Malware Protection Center um alerta sobre um instalador falso do Microsoft Security Essentials.

De acordo com a empresa, este instalador falso na verdade é um malware conhecido como Hicurdismos.

Para quem não se lembra, o Microsoft Security Essentials é o antivírus gratuito da Microsoft para Windows Vista e Windows 7. No Windows 8, Windows 8.1 e Windows 10, ele foi substituído pelo Windows Defender e já vem pré-instalado.

Se o usuário executar o instalador falso do Microsoft Security Essentials, o malware será instalado e exibirá uma BSOD (a tela azul da morte) também falsa.

Um detalhe sobre a BSOD falsa é que ela foi criada com base nas BSODs das versões posteriores ao Windows Vista e Windows 7.

A BSOD falsa inclui um número de telefone utilizado pelos criadores do malware para enganar os usuários para que eles paguem para que uma suposta equipe de suporte solucione o problema.

O instalador falso chega por meio de um tipo de ataque conhecido como “drive by”, que baixa automaticamente arquivos maliciosos quando o usuário visita uma página da Web comprometida:arq_malware

arq_malware_1Na imagem abaixo é possível ver o instalador verdadeiro (à esq.) comparado com o falso:instaladoresA Microsoft recomenda que os usuários do Windows Vista e Windows 7 baixem o Microsoft Security Essentials sempre através de fontes confiáveis ou do seu site oficial.

Agradecemos ao Davi, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Baboo

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: