WoT: remova o quanto antes esta extensão

wot
 O conhecida Web of Trust, ou WoT, vem enfrentando sérias críticas dos seus usuários depois de ter sido revelado que os dados de navegação dos internautas poderiam estar sendo vendidos ou distribuídos por terceiros , oq e levaria a sério comprometimento da segurança.

O Web of Trust trata-se de uma extensão para os principais navegadores no mercado, bem como smartphones Android, o que possibilita aos usuários votarem em determinados sites e ajudarem, de forma comunitária, a identificar potenciais sites maliciosos e os que são seguros. Esta extensão conta atualmente com mais de 140 milhões de download.

No entanto, de acordo com os relatos do portal alemão NDR, foi recentemente descoberta uma lista que O Web of Trust trata-se de uma extensão para os principais navegadores no mercado, bem como para equipamentos móveis, que permite aos utilizadores votarem em determinados sites e ajudarem, de forma comunitária, a identificar potenciais sites maliciosos e os que são seguros. Esta extensão conta atualmente com mais de 140 milhões de download.

No entanto, de acordo com os relatos do portal alemão NDR, foi recentemente descoberta uma lista que contem os hábitos de navegação para mais de 3 milhões de utilizadores na Alemanha. Esta lista foi criada tendo como base os dados recolhidos em algumas extensões de navegadores, entre as quais se destaca a WoT.contem os hábitos de navegação para mais de 3 milhões de utilizadores na Alemanha. Esta lista foi criada tendo como base os dados recolhidos em algumas extensões de navegadores, entre as quais se destaca o WoT.

Segundo a NDR, o Web of Trust anda vendendo os dados de seus usuários a terceiros, sendo que estes são posteriormente distribuídos para outras entidades como forma de analisar os hábitos de navegação. Em alguns casos, podem ter sido comprometidas algumas informações pessoais, já que os dados descobertos incluem endereços de e-mail, nomes, endereços, datas e horários de navegação, bem como ID’s específicos de cada usuário.

Na lista encontram-se mais de 3 biliões de endereços web diferentes, sendo que a grande maioria não está anônima. Estes dados podem facilmente ser associados a usuários específicos, algo que as agências de notícias baseadas na Alemanha revelaram ter conseguido realizar sem grandes dificuldades.

No caso do WoT, a empresa afirma na sua Política de Privacidade que recolhe algumas informações associadas à navegação dos usuários, que está na própria raiz de funcionamento deste serviço. No entanto é dito que estes dados são compartilhados de forma anônima com terceiros, de forma que nenhuma informação possa ser associada a usuários específicos. Entre os dados registados na Política de Privacidade, porém, encontram-se o IP utilizado na navegação e o ID dos usuários, o que poderá estar na base para facilitação da identificação.

O WoT já respondeu a esta denúncia, assegurando que os dados obtidos pela extensão podem ser compartilhados com terceiros, mas de forma anônima. Porém, o fato de os meios de comunicação da Alemanha terem conseguido combinar usuários específicos com os dados atrelados a eles indica que a política de anonimato não está a sendo corretamente aplicada.

Depois desta situação ter sido tonada pública, as extensões do WoT foram removidas das lojas de aplicativos/extensões da Google e do Firefox. Caso você tenha a extensão do WoT instalada no seu navegador, e como medida de prevenção, é altamente recomendável que você a remova o mais rapidamente possível.

Opinião do seu micro seguro: pessoalmente fui usuário da extensão WoT durante muitos anos e é com pesar que recebo esta notícia. É lamentável e ao mesmo tempo irônico que uma empresa que utiliza em seu nome o termo “Trust”, ou seja, “Confiança” , agora não seja mais digna da confiança de seus milhões de usuários mundo afora. Minha recomendação: remova o mais rápido possível essa extensão de seus navegadores!

Agradecemos ao Paulo Sollo, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Tugatech e NDR

3 Responses to WoT: remova o quanto antes esta extensão

  1. RICARDO ARAUJO LEAL says:

    Alguma ideia de p´lugins confiaveis para substituir o Wot?

    • Victor Hugo says:

      Ricardo,
      Atualmente o Avira Browser Safety é a extensão que vem apresentando os melhores resultados e a meu ver a melhor opção ao WoT.

  2. Sergio says:

    É lamentável um ocorrido como esse. Eu era usuário da wot a 7 anos, era um plugin excelente em matéria de segurança. Agora já estou utilizando o plugin da BitDefender, o TrafficLight.

    lamentável…

%d blogueiros gostam disto: