Black Friday chegando….cuidado com as compras!

black_friday_2016A Black Friday, Cyber Monday, juntamente com o Natal, constituem a alta temporada de caça para os cibercriminosos. Enquanto você está tentando conseguir uma TV novinha ou uma calça jeans pelo preço de meias, bandidos estão tentando roubar seu dinheiro. Por exemplo, nossas estatísticas mostram que o número de páginas de phishing que tem por alvo dados financeiros aumenta em um terço nesta época.

Como se proteger e ainda se divertir fazendo compras na Black Friday? Temos dicas, mas primeiro deixe-nos descrever os tipos mais comuns de golpe a sua espera nessa temporada.

Fique de olho nas lojas falsas

A questão que mais impressiona com compras online é que basicamente você está trocando dinheiro pela promessa de que algo será entregue. Pense bem, durante um período de 1 a 7 dias, seu dinheiro já foi embora e tudo que você tem é um e-mail dizendo que seus bens estão a caminho.

Lojas falsas não têm porque manter promessas. Elas pegam seu dinheiro ou seus dados de cartão de crédito e desaparecem. Essas lojas tendem a ter três coisas em comum:

  • Você nunca ouviu falar delas;
  • Dependem muito de propaganda;
  • Oferecem descontos absurdos; como um iPhone novinho por R$ 400.

Se você der de cara com um negócio que parece bom demais para ser verdade, não caia. Tanto na Black Friday quanto nos outros dias, melhor comprar em sites que você já tenha tido alguma experiência.

Mais uma coisa: criminosos também tentam se passar por lojas populares para roubar dados de cartão de crédito. Então preste bastante atenção na URL. Se for algo como MarcadoLivre.com no lugar de MercadoLivre.com, não faça nada no site, especialmente inserir dados financeiros.

Não seja enganado por mensagens de entrega falsas

O phishing depende muito de engenharia social e para ela funcionar, depende da sua vontade de ter algo ou de estar acostumado a algo. Então, se você pediu um monte de coisas e está só esperando os pacotes aparecerem – como muita gente nessa época – um e-mail “Informações sobre seu pedido” ou “Confirmação de entrega” pode até parecer legítimo, e importante o suficiente para que você o abra, baixe um anexo ou clique em um link.

Esse cenário simples é a essência dos golpes de engenharia social envolvendo compras de fim de ano. O e-mail não é necessariamente legítimo. Pode ser enviado por criminosos que estão tentando te atrair para baixar malwares como banking Trojans ou ransomware, ou fazê-lo enviar seus dados pessoais. Então, antes de abrir, tenha certeza de que o remetente é legítimo.

Conheça seus contatos

Então, a Black Friday e a Cyber Monday foram cheias de oportunidades para comprar um monte de coisas úteis. E então você recebe uma mensagem que parece ser do seu banco informando que detectou atividades suspeitas em seu cartão de crédito. A mensagem orienta que você faça uma ligação para verificar se tem conhecimento de todas as compras.

É bastante fácil de acreditar, considerando quantas coisas você comprou em vários lugares, mas não se apresse para ligar para esse número na mensagem – ela pode levá-lo a cibercriminosos. Em vez disso, encontre o número oficial de seu banco e ligue para confirmar a autenticidade da mensagem. Se realmente houve atividade suspeita, vão orientá-lo.

Outras armadilhas

As possibilidades de phishing durante as vendas da Black Friday parecem infinitas, e os criminosos investem muito tempo para criar estratégias. Outro exemplo, um site falso pode oferecer cartões de presentes gratuitos em troca de suas informações. Claro, não há cartões. Não existe almoço grátis.

Outro site pode atrair vítimas com cupons baratos, incentivando quem quer economizar – essa é a promessa. Naturalmente, os sites legítimos de cupons existem, mas há também os mal-intencionados.

Esses truques são apenas a ponta do iceberg; Os cibercriminosos têm lançado novas ideias com bastante frequência, fazendo como vítimas desde heavy-users até usuários pouco frequentes. Fizemos uma lista com dicas que podem protegê-lo.

Mantenha-se alerta

Não estamos sugerindo que se torne paranoico, mas comprar online requer alguns cuidados. Pode parecer estragar a diversão, mas perder dinheiro é muito pior. Recomendamos que mantenha os olhos abertos o tempo todo. Sugestões:

  • Entenda o que é phishing e como evitá-lo.
  • Não clique em links suspeitos – podem levá-lo a malwares.
  • Sempre confirme se páginas online, cartas e mensagens de texto são verdadeiras.
  • Conte com uma solução de segurança confiável.
Fonte: Kaspersky blog

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: