Mega sofre ataque, é comprometido

megaQuando o serviço cloud Mega foi lançado, em 2013, possuía como lema ser uma “empresa da privacidade”, com a promessa de manter todos os arquivos e dados dos usuários criptografados e seguros. No entanto, isto não evita que o próprio sistema do serviço seja comprometido, como o que aparenta ter ocorrido esta semana.

De acordo com o portal TorrentFreak, o Mega foi recentemente alvo de ataques externos, que resultaram no roubo de uma parte do código fonte do site. Os crackers responsáveis pelo ataque dizem estarem de posse de informações associadas a alguns usuários do serviço. No total foram obtidos cerca de 2GB de informação, sendo que uma parte do mesmo já pode tere sido disponibilizado on-line, e a restante irá ser divulgada nos próximos dias.
Por entre o código fonte do site, é referido que existe também o código do Mega Chat e de outros serviços associados ao Mega.

Em comunicado, um porta voz do Mega já afirmou que o serviço foi, efetivamente, alvo de um ataque, mas que nenhum conteúdo pessoal tenha sido surrupiado. Em comunicado, a empresa afirma que os conteúdos são criptografados antes de serem armazenados nos servidores, de tal forma que qualquer conteúdo que tenha sido obtido pelos crackers seja impossível de ser aberto.

Porém, os crackers afirmam que, nos meandro da informação roubada, encontram-se alguns detalhes de usuários. Existe a possibilidade de uma parte desta informação vir a ser divulgada no futuro com algum tempo de aviso, mas por enquanto, apenas foram disponibilizadas partes do código fonte.
Segundo o porta-voz do Mega, o código fonte agora divulgado diz respeito a um sistema antigo, utilizado no blog, centro de ajuda e no sistema de tradução, não afetando diretamente o serviço e os usuários. Resta agora aguardar para ver qual das partes tem razão…

Agradecemos ao Paulo Sollo, colaborador amigo do seu micro seguro, pela referência a essa notícia.

Fonte: Teugatech

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: