Sistema de trens de San Francisco é alvo de ciberataque

segurancaO sistema de transporte público Muni (Municipal Railway), de San Francisco, nos EUA, foi alvo de um ataque de ransomware no final de semana, de acordo com jornais locais como o Examiner.

Segundo a publicação, o ataque iniciado na sexta-feira, 25/11, fez com que uma mensagem com os dizeres “You Hacked, ALL Data Encrypted” fosse exibida em diversas telas de computador de estações do Muni na cidade da Califórnia. A mensagem ainda pedia para que o usuário “cryptom27”, no yandex.com, fosse contactado para desbloquear os dados.

Além disso, as máquinas de pagamento nas estações do Muni também mostravam uma mensagem, mas dizendo que estavam “Fora de Serviço”. Por não poder cobrar os passageiros, o sistema estava permitindo viagens gratuitas em seu sistema de trens leves, aponta o Examiner.

Acredita-se que o ransomware em questão é uma variante do HDDCryptor, que utiliza ferramentas comerciais para criptografar HDs e fatias de redes, segundo o blog especializado em segurança Salted Hash, da CSO dos EUA. Em setembro, a empresa de segurança Trend Micro afirmou que o malware é uma ameaça tanto para os consumidores quanto para as empresas.

No domingo, 27/11, o jornal San Francisco Examiner informou que os sistemas de computação do sistema de transportes foram restaurados após o ataque. A publicação afirmou ainda que uma pessoa que teria espalhado o ransomware estaria pedindo 73 mil dólares da prefeitura da cidade para destravar os dados.

Ainda não está claro se o sistema de transporte realmente pagou esse valor ou tomou outras medidas para desbloquear seus dados.

Até o fechamento da reportagem, não tinha sido possível contatar o Departamento Municipal de Transportes de San Francisco para comentar o assunto.

Fonte: IDGNow!

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: