Como remover malware de pen drive

pendrive_malwareExiste um tipo de praga que vem perturbando a vida de muitos usuários de mídias flash há anos. Trata-se de um malware que infecta o pen drive e converte documentos e programas em meros atalhos. Tal atividade impede que o usuário abra qualquer coisa e muitas vezes leva a uma atitude desesperadora: a formatação da unidade removível.

A solução do problema não é tão complicada e pode poupar algumas dores de cabeça. Primeiramente, vale salientar que o malware não apaga nenhum arquivo do pen drive. Esta praga apenas oculta documentos e cria atalhos falsos, por isso mantenha a calma.

Agora que sabemos que os arquivos, em teoria, estão no pen drive, devemos verificar se o problema em questão está relacionado ao malware. Para averiguar se seus arquivos continuam na unidade, veja se no ícone do pen drive (disponível em “Meu Computador”) o espaço utilizado continua idêntico ao que era anteriormente à contaminação.

Caso o Windows informe que a unidade está vazia, então é possível que o malware que você pegou seja outro. Do contrário, a execução dos passos a seguir deverá resolver seu problema.

Recuperando arquivos

1. Abra o Prompt de Comando (basta pressionar a tecla “Windows” e então inserir o comando “cmd.exe”).

2. Já no Prompt, digite o seguinte comando: “attrib -h -r -s /s /d I:\*.*” (Nota: a letra “I” deve ser substituída pela letra atribuída ao seu pen drive).

Método manual

Acesse a pasta que foi afetada pelo malware e clique com o botão direito sobre o arquivo contaminado (que atualmente é um atalho). Abra as Propriedades do arquivo.

Acesse a aba “Atalho” e remova quaisquer informações que não tenham relação com o caminho do arquivo em questão (realizar o processo no item “Destino” e “Iniciar em”). Veja o exemplo abaixo:remover_atalhoFinalmente é altamente recomendável escanear o dispositivo USB bem como o computador com uma boa solução de segurança e ferramentas gratuitas como Malwarebytes, Hitman Pro, Zemana Antimalware e Emsisoft Emergency Kit.

Fonte: Tecmundo

3 Responses to Como remover malware de pen drive

  1. Boribild says:

    Dica de ouro, se for usar o pen drive em PC’s não confiáveis, bastar bloquear o pen drive contra gravação, que já resolve boa parte dos problemas.

  2. domingosbr says:

    Também tem a seguinte opção:
    1º utilizar live cd/dvd ou midia removivel (ubuntu,mint,manjaro,etc)
    2º excluir arquivo com extensão JS (virus) tanto no pendrive como windows ( encontrar arquivo JS -virus na pasta usuario)
    3º este virus cria pasta DRIVE crie nova pasta em outro lugar retire os documentos desta pasta (DRIVE) e coloque na nova pasta
    4ºNo windows na opção pasta modo exibição desmarcar seguinte opção:
    ocultar arquivos protegido do windows(recomendado)
    Mostrar arquivos,pastas e unidades ocultas
    esta opções mostrara os arquivos ocultos no pendrive
    5º quando salvar documentos em nova pasta em outro lugar(fora do pendrive)
    pode-se neste caso formatar o pendrive

  3. Marco Aurelio says:

    O que também seria muito bom é impedir a execução de forma automática de arquivos presentes no pen drive:

    1º Painel de controle
    2º Reprodução automática
    3º Desmarque a opção: ( Usar reprodução automática em todas as mídias e dispositivos )
    4º Em Software e jogos, marcar opção ( Nenhuma ação )

    Antes de abrir o pen drive fazer verificação com antivírus

%d blogueiros gostam disto: