Campanha com falsos descontos em lojas virtuais busca enganar brasileiros

Uma nova campanha maliciosa promete falsos descontos em grandes sites de e-commerce para enganar usuários no Brasil. Segundo a empresa de segurança Psafe, os cupons falsos compartilhados pelos criminosos prometem a chance do usuário ganhar um cupom de desconto de 2 mil reais em lojas como Extra, Americanas.com, Casas Bahia e Dafiti.

Para ter a chance de concorrer ao suposto cupom de desconto (veja exemplo abaixo), a vítima precisa fornecer informações pessoais, que incluem nome, CPF, data de nascimento, e-mail e até endereço, para os hackers, que então podem usar esses dados em diferentes golpes.

Depois de passar essas informações para cibercriminosos sem saber, o usuário precisa responder a mais algumas perguntas, como: “Você quer ganhar dinheiro com seu carro?”. Dependendo da opção selecionada, ele é direcionado para páginas maliciosas de terceiros. A cada acesso, os hackers ganham dinheiro das vítimas.

Caso o usuário não clique em nenhum critério de perguntas do site, então ele é instruído a cadastrar seu celular em um serviço de SMS pago, o que também lhe causará prejuízo financeiro.

De acordo com os pesquisadores da PSafe, os hackers responsáveis pelo golpe em questão cadastraram os sites contendo a fraude em blogs, aplicativos e sites de conteúdo adulto.

“Identificamos que os hackers criaram mais de 1.000 sites diferentes contendo esse golpe para dificultar o bloqueio. Caso algum deles seja denunciado, há outros funcionando e impactando ainda mais usuários. Além disso, eles se aproveitaram da popularidade de grandes marcas para atrair as vítimas”, explica o gerente de Segurança da Psafe, Emilio Simoni.

Para evitar cair em golpes do tipo, vale ficar de olho e seguir as dicas abaixo da PSafe.

Desconfie de promoções exageradas

Quando a promoção não for anunciada nos canais oficiais da marca ou redirecionar o usuário para outras páginas, desconfie. Se mesmo assim quiser participar, certifique-se de que a promoção é real, ao entrar em contato diretamente com a empresa. Nunca disponibilize dados pessoais ou propague links antes de fazer esta checagem.

Tenha uma solução de segurança instalada

O antivírus no celular funciona como uma barreira de segurança para garantir a privacidade dos seus arquivos e impedir que os hackers tenham acesso ao seu aparelho. E existem muitos antivírus, muitos deles gratuitos, que oferecem excelente nível de proteção.

Foi afetado? Evite o prejuízo

Caso o usuário ainda não tenha um antivírus instalado no celular e tenha caído no golpe, ele deve desinstalar o app malicioso, baixar um antivírus e fazer uma varredura. Caso tenha sido cadastrado em algum programa pago de SMS, deve entrar em contato com a operadora e solicitar o cancelamento do falso serviço.

Fonte: IDGNow!

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: