Malwares: conheça os diferentes tipos

  • Vírus: assim como os vírus biológicos, os vírus virtuais, além de infectar um computador, têm a capacidade de se espalhar por outras máquinas. Para isso eles geralmente utilizam a internet ou redes de computadores.
  • Worm: explorando falhas em programas e no sistema operacional, o worm opera de maneira silenciosa, infectando a máquina e se espalhando por outros computadores, assim como o vírus.
  • Spyware: são programas que espionam um computador para obter informações pessoais – desde hábitos de navegação até senhas e dados bancários. O spyware, geralmente, é “embutido” em programas de procedência duvidosa.
  • Trojan: o famoso “Cavalo de Tróia” possibilita acesso remoto ao computador da vítima. Para ganhar acesso ao computador, o trojan engana a vítima, disfarçando-se de outro programa ou arquivo.
  • Keyloggers: a função do keylogger é capturar tudo que é digitado pelo usuário, incluindo senhas. Este é na verdade um aplicativo que acompanha outros malwares.
  • Ransomware: basicamente o ransomware “sequestra” o computador, bloqueando ou limitando o acesso a arquivos, unidades ou até mesmo ao sistema inteiro e exigindo pagamentos para liberar o acesso. Os meios mais utilizados para disseminar ransomware são e-mails, redes sociais, serviços de mensagens instantâneas e sites falsos.
  • Rootkits: o principal diferencial deste malware é sua capacidade de se camuflar no sistema, tornando sua detecção e remoção mais complicadas.
  • Hijacker: esse malware pode tomar o controle de um navegador web, realizando ações sem autorização do usuário, como alterar a página inicial, instalar barras de ferramentas, bloquear páginas e exibir anúncios excessivamente, por exemplo.

A lista de malwares é longa e só tende a aumentar com o passar dos anos, por isso o usuário não deve abrir mão de segurança para seu computador e dados pessoais. A melhor alternativa é contar com uma boa solução de segurança, além é claro do próprio usuário para garantir proteção contra diferentes variantes de malware, desde os mais simples aos mais complexos.

Fonte: Techenet

One Response to Malwares: conheça os diferentes tipos

  1. Sergio says:

    Boa Tarde Victor e amigos,

    Estive um tempo afastado do Blog, pois minha máquina estava com problemas.

    Falando sobre vírus, é exatamente eles que estão em extinção. Atualmente o que vem dando problemas são mesmo os malwares de diversos tipos.Os vírus tradicionais que infectavam arquivos executáveis parecem que estão em extinção.

%d blogueiros gostam disto: